Direção como função garantidora do Processo Administrativo
Trabalho acadêmico: Direção como função garantidora do Processo Administrativo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LINEPIMENTINHA • 10/6/2013 • Trabalho acadêmico • 1.597 Palavras (7 Páginas) • 586 Visualizações
Direção como função garantidora do Processo Administrativo
Podemos definir Direção como processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas antecipadamente planejadas. Têm a função de interpretar os planos e instruir em como colocá-los em prática, Envolve orientação, assistência à execução, comunicação, motivação e liderança; sendo diretamente ligada com o relacionamento entre as pessoas. Dirigir uma empresa significa conseguir fazer com que os empregados executem as tarefas (ou serviços) pelas quais respondem.
Existem duas concepções opostas a respeito do estilo de direção baseadas em divergências e/ou opiniões opostas, acerca da natureza humana. Essas concepções foram distinguidas por McGregor e são conhecidas como: Teoria X, ou tradicional; e Teoria Y, ou moderna.
A Teoria X, que pode representar o estilo de direção da Teoria da Administração Científica, Clássica e Burocrática; baseia-se na premissa incorreta, talvez distorcida, sobre a natureza humana. Considerando que: o homem é indolente e preguiçoso por natureza; falta de ambição; O homem é egocêntrico; resiste a mudanças; e a sua dependência o torna incapaz de autocontrole e autodisciplina.
Já a Teoria Y, desenvolve um estilo de direção aberto, dinâmico e democrático, considerando que administrar é um processo de criaroportunidades, baseia-se nas concepções, a respeito da natureza humana. Essa teoria propõe um estilo de direção participativo e democrático, baseando-se nos valores humanos e sociais; e tem como característica marcante a descentralização de Decisões; representa o moderno estilo de direção notório pela Teoria Comportamental e as teorias administrativas posteriores.
A função administrativa de direção no nível institucional da empresa é a responsável pela condução e pela orientação da ação empresarial por meio da dinamização das atividades realizadas em todas as áreas e níveis da empresa.
A Gerência caracteriza a função administrativa de direção no nível intermediário das empresas, descreve a motivação humana, suas bases, características, processo de comunicação e suas complexidades e caracteriza a liderança. Esta função administrativa de direção se encarrega de dirigir o comportamento das pessoas para o alcance dos objetivos empresariais. Todo comportamento humano é causado, motivado e orientado por objetivos pessoais, e a Gerência é responsável em liderar essas pessoas pela motivação e comunicação.
A Supervisão caracteriza a função administrativa de direção no nível operacional das empresas. Os supervisores são os responsáveis por designar as atividades imediatas e dirigir essas atividades, que são realizadas por pessoas não-administrativas. O supervisor precisa trabalhar em equipe, é fundamental que saiba construir e formar equipes com objetivos de buscar a excelência no desempenho.
Segundo Adilson Rocha, Direção é o processo administrativo que conduz e coordena as pessoas na execução das tarefas antecipadamente planejadas, fazendo com que os colaboradores executem as tarefas (ou serviços) pelos quais respondem. Os principais meio de direção empresarial são: Ordens ou instruções (transmitir decisões aos subordinados); Motivação; Coordenação; Liderança;
Tomada de decisões e Controle.
Para Rocha, são dadas ou emitidas ordens pelos encarregados da direção, enquanto ao empregado cumpre obedecer. Porém, o administrador não pode ignorar a existência e necessidade de motivação na ação de seus subordinados, é necessário que eles tenham “motivos” para operar, que se relacionam a: sobrevivência, segurança, satisfação e estimulação. Do ponto de vista do administrador, a motivação compreende a criação de condições, que buscam proporcionar a satisfação pessoal dos colaboradores.
Segundo Henri Fayol, “a coordenação tem por fim ligar, unir e harmonizar todos os atos e esforços.” Por isso, é fundamental a presença da Coordenação em todas as fases da administração. A liderança, também faz parte da personalidade de um administrador, ele precisa saber conduzir seus subordinados. A liderança está baseada no prestígio pessoal do administrador e pelo menos 03 fatores influem no poder de liderança de um administrador, tais como: posição hierárquica, competência funcional, e personalidade dinâmica. Em diversas ocasiões o administrador irá se confrontar com a necessidade de decidir o que fazer, portanto, a escolha que fazemos irá determinar o caminho a seguir. Além do mais, será necessário verificar se tudo está sendo feito de acordo com o que foi planejado, e também assinalar as faltas e os erros, com o intuito de repará-los e evitar a repetição dos mesmos. Por isso é fundamental a Escolha de Decisões e o Controle na direção administrativa.
Considerações Finais
A Direção é extremamente importante para acompanhar as tarefas e resultados da empresa,
é o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas em concordância com o planejamento e organização da empresa. Ato de motivar, comunicar, e coordenar pessoas.
As ordens juntamente com as instruções devem ser eficazes em termos de compreensão e resultados práticos, por isso o gestor deve checar constantemente se o trabalho está sendo feito de acordo com a ordem passada. Ordenar e conseguir resultados práticos depende não só da comunicação bem feita como de motivação constante da equipe, mas os Funcionários devem perceber os benefícios do seu trabalho, se sentir motivado a executar determinada tarefa. Assim o gestor deve considerar os aspectos que influem no comportamento profissional e humano do funcionário para direcionar o desempenho do mesmo.
Tendo em vista o processo de direção e sua importância dentro da empresa, fica claro como esse processo administrativo garante que os resultados diários da empresa ou de seus departamentos sejam alcançados e também superados por seus colaboradores, considerando e respeitando os níveis gerenciais, considerando que cada nível são distintos um dos outros, mas a empresa deve ser olhada também do modo holístico, garantindo a excelência no resultado do Processo Administrativo.
Considerações Finais
* CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. 4ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007, v.1.
* Administração: Planejamento, Organização, Direção e Controle. No site Scribd.com, em: < http://pt.scribd.com/doc/5558149/Adilson-Rocha-Administracao-Planejamento-Organizacao-Direcao-e-Controle>.
...