EMPREENDEDORISMO; ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO; DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
Por: greyson01 • 11/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.885 Palavras (8 Páginas) • 440 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
1º SEMESTRE
DESAFIO PROFISSIONAL
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
TUTOR EAD: HELENROSE A. DA S. PEDROSO COELHO
TUTOR EAD: MÔNICA SATOLINE
EQUIPE:
CASSIELE KELLY DOS SANTOS SOUSA – RA: 445219
MARCIA EVANGELISTA DAVI - RA: 442859
JOSÉ GREYSON DE ARAÚJO - RA: 448010
ITAPIPOCA[pic 2]
MARÇO/2015[pic 3][pic 4]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................03
1.1 Mapeamento Perfil da Gravadora............................................................................04
1.2 Mapeamento Perfil dos Moradores..........................................................................05
2. MAPEAMENTO DAS HABILIDADES SEGUNDO MODELO JUNG..............05
2.1 A Gravadora aqui Representada pelo Sr. Jorge Andrade........................................06
2.2 A Associação, aqui Representada pelo Sr. Henrique...............................................07
3. CULTURA E CLIMA DA GRAVADORA............................................................07
4. PRÉVIA DA PRIMEIRA REUNIÃO.....................................................................08
5. NEGOCIAÇÃO FINAL..........................................................................................09
6. CONCLUSÃO..........................................................................................................10
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................11
- INTRODUÇÃO
O objetivo da Proposta de Planejamento é de apresentar alguns aspectos fundamentais para a compreensão do processo de negociação, entre uma Gravadora de Música X Associação de Moradores. Tal relação é estendida por manifestação e conflitos, junto à Prefeitura local.
Nesse contexto, buscar um consenso, tendo assim, uma negociação sistêmica, através de negociadores para que possam ter harmonia criando um planejamento para que sejam beneficiadas ambas as partes. Apesar as estreita ligação entre as partes, as correntes do planejamento sistêmico tornará uma visão mais abrangente na negociação. Apresentando uma abordagem, considerado fundamental para as relações mais duradouras.
- MAPEAMENTO PERFIL DA GRAVADORA
Negociador: Jorge Andrade, casado 42 anos de idade, é funcionário da gravadora Nova Era há 16 anos.
Formação: Uma pessoa ágil, estrategista, com curso superior em Técnicas de Negociação com vasta experiência em negociar em meios de conflitos, seu foco é sobreviver às negociações e manter seus status.
Objetivo: Entrar em acordo para obter a liberação para que se possa instalar a sede da gravadora Nova Era em São José de Rio Preto interior de SP.
Alegação: O bairro possui apenas cinco anos de formação com isso precisa-se de crescimento e avanço, sendo inevitável o progresso nesta região com a instalação da gravadora Nova Era.
Estímulos a Negociação: A negociação sendo aceita pela comunidade vai contribuir para trazer melhorias para o bairro tais como: saneamento básico iluminação e outras melhorias que são fundamentais e que proporciona um relativo bem estar para toda a população.
1.2 MAPEAMENTOS DOS MORADORES
Líder: Carlos Henrique, casado 59 anos de idade, morador na cidade de São José do Rio Preto interior de SP.
Formação: Administrador, concluiu o curso na Universidade Anhanguera Santo André SP.
Objetivo: Sr. Carlos Henrique tem o intuito de impedir a instalação da gravadora Nova Era na cidade.
Alegação: Perturbação da ordem pública, devido que o silêncio, a tranquilidade que é um direito do cidadão.
Argumentos: Além do barulho, as obras vão trazer insegurança para os moradores e transtornos no trânsito, devido à quantidade de máquina e homens circulando pelas ruas.
Informações relevantes: Sr. Carlos pessoa pública e conservadora que preza pela tranquilidade dos moradores o qual defende.
Estímulos da negociação: A cidade não precisa sofrer esta transformação, visto que os moradores são na maioria idosa, os mesmos já se mudaram para esse bairro para fugir do tumulto das grandes cidades.
2. MAPEAMENTO DAS HABILIDADES SEGUNDO MODELO JUNG
O modelo de estilos apresentado por Carl Jung, citado por Oliveira (1994), alia a capacidade que o indivíduo tem de controlar ou aceitar o controle em relação ao outros com o grau que ele tende a considerar ou desconsiderar-nos outros indivíduos com os quais se relaciona.
O psicólogo Carl Jung foca a existência de quatro estilos primários, sendo cada estilo baseado em um conjunto de suposições sobre a outra parte. Os quatro estilos básico existentes do modelo Jung:
• Estilo Restritivo: este estilo que se caracteriza pela falta de cooperação aliada á meta do ganho independente do resultado para a outra parte, ou seja, os negociadores que adotam esse estilo agem apenas conforme seus interesses.
• Estilo Confrontador: esse estilo tem como características a contestação das questões, porem o acordo é mais duradouro. O confrontador combina controle com confiança no outro e trabalha em colaboração.
• Estilo Ardiloso: a desconsideração aliada à deferência pressupõe que os negociadores devem ser evitados ou mantidos a distância, pois representam uma fonte de aborrecimentos. Nesse casso, existe a preocupação com o fato de que as pessoas não podem ser influenciadas pelas ideias dos outros. Para o ardiloso a negociação é sempre com base em regras e procedimentos.
...