EMPRESAS QUE FECHAM AS PORTAS NO PRIMEIRO ANO
Por: Dehmotooka • 14/5/2015 • Trabalho acadêmico • 980 Palavras (4 Páginas) • 371 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...........................................................................................................03
1. EMPRESAS QUE FECHAM AS PORTAS NO PRIMEIRO ANO..........................04
2. PLANO DE NEGÓCIOS........................................................................................04
2.1. BENEFICIOS DO PLANO DE NEGÓCIOS........................................................04
2.2. DICAS PARA RESTAURANTE SMAK..............................................................05
3. ANALISE DE SWOT DO RESTAURANTE SMAK...............................................05
4. DIAGNÓSTICO RESTAURANTE SMAK.............................................................06
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................08
INTRODUÇÃO
Dona Irene é viúva proprietária do restaurante Smak, no município vale da felicidade, povoado por imigrantes poloneses. Administra seu restaurante em uma ótima localização, com comidas típicas e tradição. Seus clientes são os moradores, trabalhadores, e turistas que ocorre na região devido aos passeios nos finais de semana, e duram praticamente o dia inteiro, aumentando o movimento nos restaurantes.
O restaurante Smak, tem um diferencial, por ser o único a servir comidas típicas polonesas da região., mas é o menos frequentado.
Dona Irene precisa de ajuda para identificar os problemas e encontrar soluções, para melhor administrar seu restaurante, visando o sucesso.
- EMPRESAS QUE FECHAM AS PORTAS NO PRIMEIRO ANO
Muitos empreendedores começam a atuar sem fazer um plano de negócio. Antes de abrir uma empresa, é preciso estudar todos os aspectos que envolvem o negócio. Deve-se pesquisar quem será o público-alvo, fornecedores, custos fixos e variáveis, concorrência e localização adequada. Quanto mais informações o empreendedor tiver sobre seu ramo de atividade, maiores são as chances de sucesso.
Falta de planejamento, deficiências na gestão e o próprio comportamento empreendedor são as principais causas do fechamento de empresas em seu primeiro ano de funcionamento. Dentre estas deficiências estão: A falta de visão, planejamento e previsão ou de direção de mudanças necessárias; falta de capacidade de desenvolver uma estratégia de negócio efetiva e de tomar decisões agressivas; problemas de delegação e centralização de poder; desconhecimento do negócio e do mercado ou falta de diagnóstico; falta de entendimento ou diagnóstico das demandas dos clientes; falta de gestão financeira ou gestão inadequada entre outros também contribuem para que uma empresa não atinja o sucesso e consequentemente seu encerrem suas atividades.
- PLANO DE NEGÓCIOS
Plano de Negócios é uma ferramenta que serve para levantar informações e analisar a viabilidade do futuro negócio ou um negócio em andamento. É a principal ferramenta utilizada pelos empreendedores para o planejamento do empreendimento. É também um método gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela empresa, visando maior grau de interação com o ambiente.
- BENEFICIOS DO PLANO DE NEGÓCIOS
Através do plano de negócios é possível identificar os riscos para o negócio e propor soluções a fim de evitá-los ou minimizá-los; no ambiente interno é possível identificar os pontos fortes e pontos fracos do empreendimento, ou seja, vantagens e desvantagens em relação aos seus objetivos; no ambiente externo é possível identificar as oportunidades e as ameaças do mercado, que são os aspectos positivos e negativos que podem comprometer as vantagens do negócio.
Ainda através do plano de negócio é possível estabelecer diretrizes de seu negócio; gerenciar e tomar decisões mais acertadas; monitorar o dia a dia de seu negócio; estabelecer uma melhor comunicação interna; descentralização e delegação de tarefas; própria avaliação; identificar oportunidades de mercado para criação de diferencial competitivo. Também facilita a avaliação de riscos por investidores; analise de crédito pelos fornecedores; facilidade em conseguir crédito com bancos e outras instituições de créditos; maior credibilidade com os clientes. Esses são alguns dos benefícios do plano de negócio além de que é um facilitador do dia a dia na gestão do empreendedor.
- DICAS PARA RESTAURANTE SMAK
Após analise que caso do Restaurante Smak, que tem por proprietária a Dona Irena, observamos que logo após a morte de seu marido, que era quem desenvolvia toda a tarefa de cozinha e gestão do restaurante, Dona Irena ficou sobrecarrega, não conseguia desenvolver corretamente as necessidade administrativas e ainda se ocupava em tarefas no atendimento ao cliente.
Diante disso, vamos expor algumas sugestões a Dona Irena: Buscar orientação e apoio do Sebrae, empresa que tem como objetivo auxiliar os pequenos negócios a terem maiores condições sustentáveis. Contratar um estagiário na área para auxilia-la nas compras, cotações e pagamentos; Buscar um curso de aperfeiçoamento ao seu garçom recém-contratado e sem experiência; Procurar as empresas de turismo da cidade a fim de propor algum tipo de parceria ou promoção; Alteração do cardápio para idioma bilíngue e com fotos a fim de proporcionar melhor entendimento dos clientes; Aproveitar a alta experiência do cozinheiro a fim inovar o cardápio sem perder a tradição dos pratos típicos; Promover reuniões periódicas com seus colaboradores para que os mesmos possam expor seus pensamentos e ideias para o restaurante. Resolvendo estes problemas básicos do restaurante, Dona Irena poderá ganhar tempo no seu dia a dia para realizar um planejamento do seu negócio que incluem aquelas perguntinhas básicas: Qual é o negócio? Aonde quero chegar ?
...