EVOLUÇÃO
Por: naim • 27/5/2015 • Trabalho acadêmico • 472 Palavras (2 Páginas) • 176 Visualizações
PASSO 2- O PROCESSO EVOLUTIVO ENTRE AS GERAÇÕES X, Y E BABY BOOMERS
Ao passar dos anos foram surgindo mudanças na sociedade para que chegasse ao mundo atual. Conforme o tempo, as gerações foram evoluindo e respectivamente as organizações foram compondo novas formas de avanço.
As gerações receberam nomes para definir e caracterizar o modo de vida que as pessoas levavam, quais escolhas para uma vida profissional ou até mesmo pessoal. Cada geração se destacou por suas características, diferenciando- se por acontecimentos que as influenciaram.
Para isso, foram nomeadas como geração Baby Boomers, geração X e geração Y. A geração Baby Boomers ganhou este nome porque se refere as pessoas que nasceram entre 1943 a 1963, que foi a “explosão” de bebês após a segunda guerra mundial. Devido a morte de mais de 70 milhões de pessoas que a guerra resultou, os soldados voltaram as suas famílias e permitiram que a natalidade aumentasse. Esta geração cresceu otimista, com o objetivo de um novo mundo, sonhando com a reconstrução dele, a economia e principalmente o respeito pelas pessoas. Segundo Oliveira (2009), “Durante sua trajetória, essa geração, foi educada para competir, trazida com muita disciplina, ordem e respeito pelos outros”. Quanto a questão profissional, a geração Baby Boomers foi educada em um ambiente corporativo, onde valorizavam o status profissional, foco nos resultados e alinhamento nas organizações. A empregabilidade era de extrema importância, e se aplicava a identidade do funcionário, das pessoas, já a qualidade de vida não era tão reconhecida porque as pessoas estavam no foco de conquista de um mundo melhor, e para isso, a mão de obra foi intensificada, gerando mais trabalho.
A geração X foi a dos nascidos de 1960 à 1980. Era composta por pessoas que vivenciaram os momentos mais importantes da história política e social, escândalos políticos, aqueda do muro de Berlim, Guerra Fria, a AIDS, fora as questões e características da geração anterior. Foi marcada pela busca de direitos iguais a todos, manifestações revolucionária (nas músicas principalmente). Oliveira diz que “a Geração foi totalmente influenciada por programas de televisão, tanto no que diz respeito a educação quanto a rotina familiar”. Sendo assim, a geração X foi movida por apelos consumistas da mídia, seu modo de viver e sonhos sem limites. Foi valorizado o trabalho, a estabilidade financeira para realizações pessoais. Na vida profissional o desejo era um ambiente de trabalho informal que mantivesse um comportamento independente e mais empreendedor, focado em ações e resultados.
Enfim a geração Y, que foi uma geração já criada na era dos tecnologias. Foi descrevida como uma geração de pessoas ambiciosas, individualistas e instáveis em organizações, porém uma geração preocupada com o meio ambiente, as mudanças do futuro do planeta e os direitos humanos. Apesar de ser um geração presente era tecnológica, a geração X foi beneficiada por acontecimentos passados. Não passaram por acontecimentos de estrema mudança.
...