Elementos da narrativa judicial: narrativa ao serviço da argumentação
Projeto de pesquisa: Elementos da narrativa judicial: narrativa ao serviço da argumentação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: annaclaudia • 16/9/2014 • Projeto de pesquisa • 752 Palavras (4 Páginas) • 453 Visualizações
Plano de Aula: Teoria e Prática da Redação Jurídica
TEORIA E PRÁTICA DA REDAÇÃO JURÍDICA - CCJ0052
Título
Teoria e Prática da Redação Jurídica
Número de Aulas por Semana
Número de Semana de Aula
7
Tema
Elementos da narrativa forense: narrativa a serviço da argumentação
Objetivos
- Aprimorar o estudo da narrativa iniciado no segundo semestre;
- Identificar os elementos da narrativa forense no caso concreto;
- Estabelecer relação entre a seleção dos fatos narrados e a produção de argumentos.
Estrutura do Conteúdo
1. Elementos da narrativa jurídica
1.1. Centralidade
1.2. Características das partes: características moral, social, psicológica, profissional, religiosa, física, familiar, etc.
1.3. Educação quantitativa e educação qualitativa
1.4. Espaço físico e espaço social
1.5. Tempo cronológico e tempo psicológico
2. Relação entre as informações narradas e a função argumentativa que desempenham
Aplicação Prática Teórica
Vimos até a última aula como produzir a ementa. Passaremos, agora, a estudar o relatório. Esse item do Parecer é marcado pela isenção como o parecerista apresenta os fatos importantes que deverão ser analisados e possibilita uma transição lógica e coerente da ementa para a fundamentação.
Segundo as orientações sobre a Lógica do Razoável, ao produzir seu relatório, exige-se do profissional do Direito a apresentação de uma série de circunstâncias observadas no caso concreto, seja em relação àqueles que participam da lide (partes litigantes), seja em relação ao lugar e tempo em que ocorreram os fatos.
Nesse sentido indicamos alguns elementos que possam contribuir para uma narrativa mais completa e consistente. Assinale-se que essas mesmas informações, no momento em que se vai produzir a argumentação, mostram-se com grande valor persuasivo. A elas chamamos de elementos da narrativa forense.
QUESTÃO
Leia o caso concreto.
Marcelo e Camila são casados há 10 anos. Em 01 de novembro de 2008, quando Camila digitava um trabalho da faculdade no computador utilizado pelo casal, ficou estarrecida: encontrou uma série de e-mails comprometedores, armazenados pelo marido, na máquina da família.
Descobriu que, no período de 12 de fevereiro de 2008 a 30 de outubro de 2008, seu marido, usando o apelido ?homem carente de meia idade?, trocava quase diariamente mensagens de natureza erótica com uma mulher que assinava ?cheia de amor pra dar?.
Ao ler as mensagens, constatou que o marido se declarara diversas vezes para a internauta, com quem construía fantasias sexuais e praticava sexo virtual. A situação ficou ainda mais grave, porque, nessas ocasiões, Marcelo fazia comentários jocosos sobre o desempenho sexual de Camila e afirmava que ela seria uma pessoa "fria" na cama.
Por conta de todos esses fatos, Camila se separou de Marcelo.
...