Empreendedorismo - Filme à Procura da Felicidade
Por: Anderson Raimundo • 17/2/2020 • Trabalho acadêmico • 749 Palavras (3 Páginas) • 237 Visualizações
De |
Anderson José Raimundo |
Empreendedorismo
Filme À Procura da Felicidade
O filme À Procura da Felicidade é baseado em fatos reais e conta a história do homem chamado Chris Gardner, interpretado pelo ator Will Smith.
O filme mostra as dificuldades financeiras de Chris Gardner e sua família, sua esposa Linda o abandona e luta para sobreviver e sustentar seu filho Christopher.
Gardner trabalhava com vendedor de scanners usados nos consultórios médicos, porém o negócio não deu certo, nesse ponto encontramos os erros na hora de empreender:
- Gardner usou todo seu investimento (poupança) para comprar os scanners, um produto caro e que não compensava financeiramente para os clientes.
- Ele não realizou o planejamento financeiro, ele usou todo investimento de uma vez, não deixando uma reserva para casos de emergência ou para gastos mensais como aluguel, contas e alimentação.
- Não realizou a pesquisa de mercado, verificando o público alvo, tempo de retorno do investimento, se existem concorrentes ou para novos clientes no futuro.
- Metas não realizadas: Gardner estabeleceu uma meta de vender dois scanners por mês e que na maioria das vezes não deu certo, ora porque aconteceram vários imprevistos e planejamentos não realizados.
Todos esses erros ocasionaram dívidas com aluguel da casa, contas acumuladas, resultado disso tudo: despejo, teve momentos que Gardner e seu filho foram dormir no banheiro da estação de metrô.
Em compensação, o filme mostra os acertos para empreender:
- Gardner arriscou e investiu todo o seu dinheiro em um negócio para vender scanners com intuito para melhorar a vida financeira de sua família. Além disso, ele arriscou para trabalhar como corretor, começou como estagiário e sem remuneração na esperança de ser contratado após o término do estágio.
- Garner foi bastante persuasivo: convencer os clientes a comprarem os scanners, conseguir entrevista de estágio na Dean Winter, na qual ele ficou perseguindo o chefe de Recursos Humanos o tempo todo e também durante o período de estágio ele fechou mais de 30 contratos com clientes.
- Também foi persistente, em nenhum momento ele desistiu, mesmo com a concorrência de 19 candidatos a vaga de corretor, nesse caso isso poderia desmotivá-lo, sempre encarou tudo isso de forma positiva.
- Gardner sempre procurou oportunidades para conseguir algo e viu isso para trabalhar como corretor de bolsa de valores, na qual ele poderia ganhar muito dinheiro, mesmo sem conhecimento da função ele decidiu arriscar, pois sabia da capacidade em persuadir pessoas e lidar com números.
- Mesmo com todos os problemas familiares, Gardner conseguiu manter o equilíbrio emocionalmente e ele se manteve sereno em todo instante e isso contribuiu para ser autoconfiante naquilo que é capaz de fazer.
...