Empreendedorismo no Brasil
Seminário: Empreendedorismo no Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luli222 • 21/8/2014 • Seminário • 603 Palavras (3 Páginas) • 196 Visualizações
Empreendedorismo no Brasil
Conforme informado por Ênio Pinto, gerente de atendimento do SEBRAE, o erro maior que existe para um empreendedor iniciante é não fazer um planejamento para seu negócio, é necessário também que eles se informe e capacitem cada vez mais.
No SEBRAE existem vários cursos para área do empreendedorismo, ajudando na gestão do negócio e da viabilidade econômica financeira.
De certa forma não cabe ao SEBRAE dizer qual é o negócio que deve ser aberto, ou seja, que ramo o empreendedor que se deve atuar, mas sim dar uma preparação.
Um dos critérios a ser tomado é saber se você tem vocação, para aquele ramo, e outro é saber se o mercado é favorável, tendo estes dois critérios em mãos, agora precisamos dos três fatores principais que são:
• Os clientes: os interessados em adquirir o produto;
• Os fornecedores: de quem compramos, para atender os clientes da melhor forma como condição de preço, prazo e qualidade:
• Questão financeira: recursos necessário para a implementação do empreendimento.
Após abrir seu negócio, conforme Jose Dornelas deve existir a inovação, pois é um diferencial para seu negócio. Muitas vezes o empreendedor brasileiro não pensa na internacionalização, ou seja não tem esta visão.Só que o Brasil está crescendo e atraindo investimento externo, desta forma acaba atraindo empreendedores de outros países, desse modo devemos nos preparar.
O credito cresceu e as oportunidades também, mas o empreendedor deve se cuidar para não ter problemas, após apoderar de todas as informações disponíveis.
Então o que deve ser feito agora, é mostrar o que esta disponível, e utilizar dessas fontes de recursos, uma coisa é dinheiro a outra é a transferência, o conhecimento não é transferido para a iniciativa privada.
Um dos motivos que os pequenos empresários fecham o seu negócio, nos primeiros dois anos, acontece pelas falhas gerenciais, como a escolha de um lugar inadequado, a falta de conhecimentos gerenciais e o desconhecimento do mercado e a conjuntura econômica.
Com isso a taxa de mortalidade das pequenas empresas no Brasil, ainda é muito alta 22% acabam fechando nos dois primeiros anos, já nos países mais desenvolvidos é de 15%.
Dessa forma é necessário ter um grande planejamento, ou seja, ter um plano de negocio, para que o seu negócio de certo, pois ser empreendedor é criar algo de novo e inovar o que já existe de certa forma.
“Nós sabemos que para você ter sucesso à frente de um pequeno empreendimento é importante que você domine, sim, técnicas de gestão, mas também é fundamental que você tenha uma atitude, uma conduta, um comportamento protagonista, de liderança, para que você venha a ter sucesso à frente deste empreendimento”.
Enio Pinto
Discussão em Grupo
Dicas levantadas pelo grupo, que é necessário ter um plano de negocio sempre, pois desta forma fica bem mais fácil de consertar algo que pode estar errado, pois quando a empresa já esta aberta, fica bem mais difícil e pode
...