Empresa oleosa da soja
Por: Adalmatos • 21/11/2015 • Monografia • 1.858 Palavras (8 Páginas) • 332 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
Adalberto P. de Matos 8520899643
Eloisa S. Alcântara da Silva 8520897075
Katia D’Angela da Silva 8520914760
Marco Antonio Nunes 8520917879
Maria José Esquinelato 8520929273
DESAFIO PROFISSIONAL:
MATEMÁTICA FINANCEIRA, DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO E DIREITOS HUMANOS
ECHAPORÃ
2015
Adalberto P. de Matos 8520899643
Eloisa S. Alcântara da Silva 8520897075
Katia D’Angela da Silva 8520914760
Marco Antonio Nunes 8520917879
Maria José Esquinelato 8520929273
DESAFIO PROFISSIONAL:
MATEMÁTICA FINANCEIRA, DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO E DIREITOS HUMANOS
Desafio Profissional apresentado ao Curso de Administração, da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito de nota parcial das disciplinas: Matemática Financeira, Direito Empresarial e Tributário e Direitos Humanos.
Tutora Presencial: Milene Graziele da Rocha
ECHAPORÃ
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.............................................................................................................04
2 DESENVOLVIMENTO.................................................................................................05
3 INVESTIMENTO...........................................................................................................07
4 TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR).........................................................................08
5 INCENTIVO DA MUDANÇA .......................................................................................09
6 DEFINIÇÃO..................................................................................................................10
CONCLUSÃO.................................................................................................................11
REFERÊNCIAS...............................................................................................................12
1 INTRODUÇÃO
Norteando as disciplinas Matemática Financeira, Direito Empresarial e Tributário e Direitos Humanos, foi proposto o Desafio Profissional que visa, dentre vários objetivos, estimular as competências e habilidades requeridas na atuação profissional. Para que tais objetivos tenham sucesso, alguns passos serão seguidos, como: elaboração de relatório referente à reunião de moradores que residem no bairro próximo à empresa Oleosa da Soja, na cidade de São Paulo – SP, e a empresa propriamente dita, mediada pela prefeitura, tratando sobre inconvenientes causados por conta do cotidiano da indústria; elaboração de um planejamento referente a aplicações mensais com foco no montante; investimento em um imóvel, locação do bem adquirido e verificação do retorno financeiro da empresa (TIR – Taxa Interna de Retorno); estudo sobre quanto deverá ser o lucro da empresa caso ela invista certo valor de impostos que deixará de ser pago, referente a um incentivo fiscal que será concedido se ela se mudar para o estado do Rio de Janeiro; por fim será confeccionado um relatório demonstrando a viabilidade da mudança da empresa para o estado do Rio de Janeiro, bem como o valor do retorno financeiro dos investimentos e aplicações.
O cenário deste Desafio Profissional gira em torno da empresa Oleosa da Soja que teve o início de suas atividades em São Paulo, e posteriormente com abertura de uma fábrica no estado do Rio de Janeiro, na cidade de Volta Redonda. Por se tratar de um produto com alto índice de periculosidade, que pode causar problemas à saúde da vizinhança, os moradores se manifestaram junto à prefeitura solicitando o fechamento da empresa no bairro onde moram.
A prefeitura remeteu uma declaração e um laudo do Ministério da Saúde, intimando a empresa a deixar o local no prazo de dois anos, sendo que nesse período deverá realizar melhorias temporárias a fim de reduzir odores e ruídos.
A empresa possui uma rotina que deverá ser alterada, portanto será realizado planejamentos para que seja decidido se a empresa situada em São Paulo será transferida para Volta Redonda ou se ela permanecerá em São Paulo, porém em outro lugar menos nocivo à população.
2 DESENVOLVIMENTO
Segue abaixo o relatório referente à reunião entre associação dos moradores do bairro, representantes da empresa, representantes do governo do Estado, representantes do meio ambiente (CETESB) e representantes da prefeitura.
Aberto ao debate, a associação dos moradores expôs as razões pelas quais solicita o fechamento da empresa no bairro.
REUNIÃO
São Paulo, 10 de Outubro de 2015
Esclarece-se que nesta data, esteve reunidos nesta cidade de São Paulo o Sr: Antonio Carlos Santos(SAÚDE), o Sr João Alfredo Lisboa (CETESB), o representante da Prefeitura M. de São Paulo, o vereador Arselino Tato juntamente com a secretária da prefeitura, a sra Maria Helena de Oliveira. O motivo desta reunião é encontrar uma solução dos problemas que vem enfrentando os moradores do bairro vizinho com a empresa Oleosa da Soja pois, os mesmos relatam que o odor e os ruídos gerados pela empresa são insuportáveis e causam danos à saúde e o meio ambiente. O representante dos moradores alega que a empresa nesta localidade fere a Lei Ambiental 6.938, de 31 de Agosto de1981, que dispõe sobre a política Nacional do meio ambiente.
O vereador Arselino Tato, também expôs fatos interessantes em defesa dos moradores estranhando a instalação da empresa naquele local, visto não ser um bairro de zona mista e assim ferindo a lei do PSIU. Recentemente técnicos da prefeitura fizeram a medição e chegaram aos números: durante o dia aferiu 70 db sendo que o máximo permitido é 55 e à noite aferiu 75 onde o máximo permitido é 50 db; quanto ao odor o representante da CETESB alegou que além de ser nocivo à saúde, este causa ao cidadão mal humor e com esses laudos em mãos os representantes dos moradores pedem a retirada da empresa.
...