Epistemologia - Manipulação dos resultados científicos
Por: DanielaZanette • 10/11/2016 • Trabalho acadêmico • 330 Palavras (2 Páginas) • 178 Visualizações
Manipulação dos resultados científicos
1 - Evolução do ser humano e a criação do cientista
A evolução do ser humano se dá ao desenvolvimento de sua inteligência, inteligência esta desenvolvida pela filosofia da época que com o passar do tempo foi introduzida na ciência e classificada em três níveis de evolução:
O medo: No início da vida os seres humanos não conseguiam entender os acontecimentos da natureza (tempestades, vulcões). A partir destes acontecimentos, como eles não tinham conhecimento do que estava acontecendo, a sua primeira reação era de medo. Como não compreendiam o que acontecia o medo e o espanto era a única alternativa que tinham.
O misticismo: Com o passar do tempo, o medo acabou evoluindo para o misticismo. O ser humano buscava explicação dos acontecimentos através do pensamento “mágico”, através de crenças e superstições. Foi uma grande evolução pois foi o modo que encontram de explicar o que estava acontecendo naquele momento.
A ciência: Chegou um momento em que o misticismo já não era o suficiente para explicar os fenômenos que aconteciam. Com isso, o ser humano começou a buscar respostas através de confirmações reais, as pesquisas. Assim nasceram os primeiros cientistas.
Antigamente a ciência costumava a ser restrita a pessoas de mais poder, hoje a ciência é uma profissão estabelecida e as coisas funcionam de forma bem diferente se comparada há tempos atrás.
Com o passar do tempo o homem descobriu na ciência as respostas para perguntas que até então não tinham solução. Com o avanço das pesquisas muitos cientistas estão trabalhando em diversas áreas como as de comunicação, medicina, informática, todas elas buscando melhorias para o ser humano.
A ciência conquistou o poder sobre a natureza, plantas e animais, e até mesmo sobre os seres humanos, onde esse poder é concentrado nas mãos de quem entende sobre a arte da manipulação científica.
A responsabilidade do cientista seria obrigatoriamente produzir conhecimento de boa fé, dentro dos métodos e conduta da ciência, avançando esse conhecimento com o respeito às normas científicas.
...