Estudo de caso, academia via forma
Por: jessicahaubert • 29/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.108 Palavras (5 Páginas) • 260 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 MARKETING I 5
2.1.1 Cite as Ações e explique como será desenvolvida 5
2.2 MARKETING II 5
2.2.1 Público-alvo de uma academia 5
2.2.2 Definição de “SERVIÇO” 5
2.2.3 INSEPARABILIDADE dos Serviços 6
2.2.4 INTANGIBILIDADE dos Serviços 6
2.2.5 PERECIBILIDADE dos Serviços 6
2.2.6 Cuidados com relação ao serviço prestado em academia 6
2.3 PESQUISA DE MERCADO 7
2.3.1 Qual a importância da pesquisa realizada pela academia? E poderia ter feito diferente? 7
2.3.2 Como a academia poderia ter se preparado melhor para os desafios? 7
2.4 NEGOCIAÇÃO 8
2.4.1 Principais situações de conflito vivenciadas pelos sócios da academia 8
3 CONCLUSÃO 9
1 INTRODUÇÃO
A ginástica está cada vez mais em evidência no mundo todo. O papel das academias é primeiramente, suprir as lacunas da falta de prática regular de atividades físicas, com a vantagem de oferecer um serviço técnico especializado como forma de orientação.
Uma academia de ginástica deve oferecer a seus clientes um local adequado a prática de exercícios físicos, por meio de diversas modalidades de aulas monitoradas por instrutores com formação em educação física, disponibilizando materiais necessários as pratica esportivas, bem como equipamentos para fortalecimento muscular e condicionamento físico.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 MARKETING I
2.1.1 Cite as Ações e explique como será desenvolvida
Organização do processo produtivo:
O primeiro passo para o ingresso em uma academia de ginástica é a matricula e o exame de avaliação física do futuro cliente.
Nota: a academia deve exigir um exame médico do cliente para provar que o mesmo está apto a realizar atividades físicas. Após admissão, a academia deve oferecer um local adequado a pratica de exercícios físicos por meio de diversas modalidades de aulas monitoradas por instrutores com formação em educação física, disponibilizando materiais necessários as praticas esportivas. Este trabalho é coordenado pelo responsável técnico de educação física que é responsável pelo gerenciamento das modalidades e dos profissionais de educação física que atuam na academia; as áreas de apoio e administrativa tem papel importante no bom andamento da academia, abrangendo as áreas de faturamento marketing, informática, compras, financeira e administração pessoal, além da manutenção dos equipamentos e a limpeza do local.
2.2 MARKETING II
2.2.1 Público alvo de uma academia
A academia atende como um todo, desde criança até pessoas com 100 anos, independente do gênero.
Tanto ao público feminino quanto o masculino freqüenta as academias em maior número entre 16 e 30 anos, um período em que é dada muita importância a imagem corporal. Uma das principais características é a satisfação com o próprio corpo que os traz atitudes positivas e auto-estima para os mesmo, principalmente para as mulheres que são as que mais se preocupam com a sua imagem.
Em relação à profissão, em primeiro lugar encontram-se os estudantes, evidentemente pela própria faixa etária. Outra questão que aparece é a maior disponibilidade de tempo para freqüentar uma academia enquanto estudante, já que muitas das pessoas que não praticam atividades físicas regularmente costumam alegar a falta de tempo devido a sua ocupação profissional.
2.2.2 Definição de “SERVIÇO”
Ambientes agradáveis (espaço físico adequado, limpeza, organização e segurança); equipamentos modernos e em boas condições; equipe especializada e dedicada; atividades para vários públicos; marketing adequado; gerenciamentos administrativos financeiros eficientes são necessários para o sucesso da empresa.
2.2.3 INSEPARABILIDADE dos Serviços
O serviço da academia requer a presença de instrutores, o cliente esta muito próximo do prestador de serviço, sendo que a colaboração do cliente é essencial a qualidade do serviço, pois se o cliente não realizar a atividade de GAP( glúteos, abdômen e pernas), conforme a orientação dos instrutores, dificilmente conseguirá atingir os resultados que esta atividade pode proporcionar.
2.2.4 INTANGIBILIDADE dos Serviços
Existe uma dificuldade de avaliação da qualidade dos resultados, pois nem sempre os clientes irão compreender quais os reais benefícios de uma aula de spning ou de uma aula de yoga, por exemplo. Esta característica também considera a influencia dos instrutores na reputação da empresa.
2.2.5 PERECIBILIDADE dos Serviços
Risco de ociosidade dos sistemas da academia, equipamentos e não atualização de novos exercícios. Como diferenciais a academia implementou aulas de dança Power
...