Etapas de processo de recrutamento e seleção
Pesquisas Acadêmicas: Etapas de processo de recrutamento e seleção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ginnog • 29/3/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 1.014 Palavras (5 Páginas) • 355 Visualizações
TEMA: O PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Objetivos Gerais:
Este trabalho tem como objetivo geral identificar e apresentar o processo de recrutamento e de seleção passo a passo. Mostraremos a história, como surgiu, alem de abordar algumas técnicas e temas que envolvam essa parte tão importante ao RH, onde geralmente tudo se inicia. O intuito do nosso grupo é aprender e disseminar de maneira simples, clara e objetiva, a realização do recrutamento e da seleção. Nosso desafio será especificar o por que um depende do outro.
Objetivos Específicos:
Os Objetivos específicos deste PMA se resumem ao aprendizado, onde o grupo ao identificar e apresentar o processo de recrutamento e seleção entenderá como aplicar na prática, quais ferramentas podem utilizar o que é certo e o que é errado fazer. Além, também, de aprimorar as próprias técnicas já conhecidas por cada um. Irá proporcionar aos integrantes a experiência de entender como lidar com o candidato, os tipos de seleções de acordo com cada situação.
INTRODUÇÃO
A admissão de pessoas é um processo contínuo em toda organização que costuma ocorrer em determinado mercado (de Recursos Humanos e de Trabalho), no qual competem indivíduos e organizações.
ETAPAS DE PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
1 – Planejamento. É a etapa inicial onde planejaremos todo o processo seletivo, verificando as melhores estratégias para atingir o objetivo final. Deve-se considerar:
As necessidades de mão-de-obra atual e futura na organização.
As especificações e necessidades do cargo a ser preenchido.
A abertura formal da vaga.
Os recursos disponíveis (financeiro, humano, logístico), o tempo necessário e as pessoas envolvidas.
As técnicas de recrutamento e seleção mais adequadas.
2 – Recrutamento (Captação): é o sistema de informações que visa atrair candidatos potencialmente qualificados, dos quais serão selecionados os futuros colaboradores. Trata-se de um trabalho de pesquisa junto as fontes capazes de fornecer á organização um número suficiente de pessoas.
3 – Seleção (Avaliação e Decisão): é a escolha da pessoa certa para o cargo certo, ou seja, a escolha entre os candidatos recrutados, do mais adequados ao cargo existentes, com o objetivo de manter ou aumentar, tanto a produtividade quanto os resultados.
4 – Ambientação: é a socialização do novo colaborador na empresa, facilitando sua integração, entrosamento e comprometimento visando atingir resultados em um tempo mais curto.
Planejamento de Pessoal
Para um planejamento eficiente deve-se:
Manter o alinhamento do RH com as unidades de negócio para antecipar demandas e prospectar talentos internos;
Analisar a real necessidade da contratação considerando todas as opções como rodízio de funções, promoções, remanejamentos internos;
Traçar o perfil adequado da vaga.
O planejamento deve ser feito junto as áreas da empresa baseado no planejamento anual ou em entrevista com o responsável pela área. Pode se utilizar um modelo de “Levantamento de Perfil de vaga”, que veremos nas próximas páginas.
Análise de Cargos:
Não podemos recrutar ou selecionar pessoas sema a determinação do conteúdo de seu cargo e suas implicações, portanto, é essencial que seja realizada um levantamento de informações sobre o cargo a ser preenchido. Em muitas empresas já existe uma “Descrição de Cargos”, mas outras ainda não possuem tal documento, neste caso o selecionador deve fazer uma descrição e análise básica do cargo que irá preencher, e poderá usar como referência o CBO (Classificação Brasileira de Ocupações): http://www.mtecbo.gov.br. As informações mais importantes sobre o cargo são:
O título do cargo;
Posição do cargo no Organograma: Setor, Unidade; Cargo da Chefia.
Descrição das tarefas e ou atribuições.
Análise de cargos:
É muito importante para não haver mal entendido e desencontros de informações que a abertura da vaga seja aprovada e oficializada dentro da empresa pela pessoa competente. Em muitos casos os processos seletivos fracassam por que as pessoas que deveriam ‘saber’ dizem não ter conhecimento sobre o processo ou de algum aspecto da vaga. Para formalizar a abertura da vaga, deve se utilizar um formulário especifico, e o mesmo deve ser assinado pelas pessoas envolvidas, como por exemplo, solicitante, Diretoria e Recursos Humanos.
Levantamento do Perfil da Vaga:
Recrutamento
Recrutamento Interno (RI): aborda candidatos reais ou potenciais dentro da própria empresa.
Recrutamento Externo (RE): aborda candidatos reias e potencias, disponíveis ou aplicados em outras empresas ou no mercado.
Recrutamento Misto: RI e RE.
Recrutamento Interno
Envolve transferência de pessoal; Promoções; Programas de desenvolvimento; Plano de carreira.
Vantagens:
...