FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN ADMINISTRAÇÃO
Por: Maicon Lima • 5/10/2020 • Trabalho acadêmico • 1.955 Palavras (8 Páginas) • 172 Visualizações
FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN
ADMINISTRAÇÃO
ALUNO: MAICON FERREIRA - 201840013
GESTÃO DE PRODUÇÃO E LOGÍSTICA 4.0
Rio de Janeiro, 02 de junho 2020.
- Como o IoT (Internet of things) está sendo aplicado nas empresas?
O que diferencia um dispositivo munido de tecnologia IoT dos demais, não é apenas a conexão à internet que ele possui, mas também a capacidade de trocar informações relevantes acerca de suas tarefas com os demais aparelhos.
O principal ponto de um dispositivo de IoT é, então, a comunicação que permite a troca de dados para que a melhoria de performance do aparelho e de outros periféricos seja possível.
Utilidades e benefícios para as empresas
A utilização de dispositivos de IoT já está sendo aplicada em diversas empresas. Espera-se que com a difusão da tecnologia, cada vez mais companhias optem por sua implantação, devido ao número de benefícios que podem ser alcançados.
Compreensão de processos
Por muitas vezes, a compreensão real dos processos de uma determinada empresa é falha e isso pode ser atrelado ao fato de que a falta de informação prejudica a visualização das atividades.
Um diferencial alcançado ao trabalhar com dispositivos de IoT em uma linha de produção, por exemplo, é verificar em tempo real o andamento dos processos e entender como ocorre, realmente, cada atividade sem a necessidade de se fazer presente in loco.
Redução de custos
Em tempos nos quais a economia ainda está em recuperação, muito ainda se fala sobre a contenção de gastos e redução de custos. Problemas que incorrem em recursos desperdiçados podem demorar muito tempo até serem visualizados. Ao implementar soluções de IoT, é possível realizar um acompanhamento em tempo real de todas as atividades desenvolvidas, o que permite verificar e identificar gargalos e o porquê de sua ocorrência. Dessa forma, o gestor poderá realizar os ajustes necessários para que o problema seja corrigido e exista uma redução de custos operacionais dentro da empresa, melhorando sua receita.
Redução de riscos
Outro ponto a ser observado são os riscos aos quais uma empresa está exposta todos os dias, como incêndios, falhas nos ativos tecnológicos e equipamentos, desastres e diversos outros.
Realizar o controle desse tipo de situação é um problema quando a falta de informação impera na empresa. Contudo, ao implantar soluções de IoT, é possível verificar qualquer evento que possa prejudicar a disponibilidade dos serviços do estabelecimento, reduzindo riscos.
Compreensão real do cliente
A coleta e troca de informação não ocorre apenas internamente na empresa, é possível também buscar por dados relevantes junto aos clientes, o que incorre em uma compreensão real de quem ele é e as suas preferências.
Com isso, a equipe de marketing da companhia pode criar e realizar peças publicitárias personalizadas que possam alcançar exatamente o público-alvo da empresa e gerar leads qualificados, além de melhorar a sua experiência.
Melhoria contínua
O modelo de controle atual das empresas é baseado em break-fix, ou seja, realiza-se a manutenção conforme a necessidade de maneira reativa, apenas quando os problemas ocorrem.
Com soluções de IoT, a sua gestão será ativa, monitorando todos os processos e visualizando as oportunidades de melhoria existentes, garantindo melhores resultados e aumento da competitividade.
Inteligência artificial e machine learning
A inteligência artificial é um campo em pleno desenvolvimento e já podemos verificar diversas soluções que usam essa tecnologia. Aliada às técnicas de machine learning e IoT, é possível que os sistemas inteligentes possam realizar análise de dados e controle autônomo de diversas atividades. Com isso, o sistema poderá utilizar as informações coletadas e transmitidas pelos dispositivos de IoT para tomar as suas decisões e aprender como melhorar os processos em geral.
- Quais são as principais inovações tecnológicas da indústria 4.0, e suas aplicações e implicações?
Robô colaborativo, fábrica virtual, exoesqueleto, planta conectada e modular, inteligência artificial e blockchain.
- Aplicações – loT e manutenção preditiva. A Internet das Coisas é considerada um dos pilares da Indústria 4.0 ao permitir que os objetos corporativos se conectem entre si e com os usuários.
- Monitoramento da qualidade de produtos.
- Otimização dos treinamentos dos colaboradores.
- Análises de Big Data.
- Criação de lojas inteligentes.
- Implicações – Ciberataques
- Distribuição do poder a tecnocratas
- Fins escuros como golpes, guerras e fake News.
3- O que é manufatura? Quais são os tipos de machine learning? E o que expressam esses tipos de machine learning?
Manufatura é a transformação de matérias primas em produtos terminados para sua comercialização. Também envolve processos de elaboração de produtos semi-faturados.
São três tipos de machine learning – Aprendizado supervisionado, aprendizado não supervisionado e aprendizagem por reforço.
Expressam a inteligência para que as máquinas possam aprender por conta própria a processar dados e dar utilidade para nós seres humanos.
4- Quais são as tecnologias, e os seus respectivos conceitos que atuarão como aceleradores ou catalisadores da indústria 4.0?
Cyber Physical Systems - CPS São sistemas que permitem a conexão de operações
reais com infraestruturas de computação e comunicação automatizada.17 Em outras
palavras, são sistemas que permitem a fusão dos mundos físico e virtual, através de
computadores embarcados e redes que controlam os processos físicos gerando respostas
instantâneas. Compõem os CPS: uma unidade de controle, que comanda os sensores e
atuadores (responsáveis pela interação com o mundo físico) tecnologias de identificação
(ex. identificação por radiofrequência – RFID18), mecanismos de armazenamento e análise
de dados.
II) Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) É a rede de objetos físicos, sistemas,
plataformas e aplicativos com tecnologia embarcada para comunicar, sentir ou interagir
...