Fatores que levam a empresa ao sucesso. Variáveis e custos fixos
Artigo: Fatores que levam a empresa ao sucesso. Variáveis e custos fixos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: patricia.veiga • 18/10/2014 • Artigo • 408 Palavras (2 Páginas) • 683 Visualizações
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 DEFINIÇÕES CONCEITUAIS
A. Sistemas de Acumulação de Custos.
B. Custeio Variável
C. Custeio por Absorção
D. Custos Diretos e Indiretos
Os custos diretos, são aqueles gastos que podem ser identificados e quantificados facilmente aos produtos ou serviços desenvolvidos, ou seja, são valorizados com relativa facilidade. Dentre os exemplos mais comuns de custos diretos, no contexto industrial, temos os materiais e a mão-de-obra.
Os custos indiretos, ao contrário dos diretos, não são facilmente identificados aos produtos ou serviços desenvolvidos em determinado período, necessitando, assim, de algum tipo de medida para sua distribuição. Esse intermédio na atribuição dos custos indiretos aos produtos ou serviços denomina-se rateio.
E. Custos Variáveis e Fixos
Os custeios variáveis, de forma direta e resumida, podem ser definidos como os custos que variam ou são consumidos de acordo com o volume de produção ou serviço, ou seja, quanto maior a quantidade produzida, mais sua utilização. Exemplos: matéria prima, materiais de embalagem, mão-de-obra direta etc.
Os custos fixos, ao contrário dos variáveis, são definidos como os que permanecem constantes independentemente da variação do volume de produção, ou seja, aumenta a produção, os custos permanecem inalterados. Exemplos: aluguel da fábrica, depreciação dos maquinários etc.
2.2 UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO
3 CONCLUSÃO
As empresas de hoje estão exigindo cada vez mais de seus gestores
rapidez, praticidade e confiabilidade, principalmente em relação à gestão dos estoques e aos resultados da empresa.
Para que uma empresa se mantenha competitiva numa economia globalizada, é essencial o gerenciamento e controle de um amplo leque de fatores que conduzem ao sucesso. Essa exigência requer um sistema de gestão de desempenho habilitado a visualizar os processos de negócio de diferentes perspectivas.
Através desta pesquisa de conceitos teóricos, foi possível identificar alguns destes fatores tão importantes para o processo decisório.
REFERÊNCIAS
CREPALDI, Silvio Aparecido. Curso básico de contabilidade de custos. São Paulo:Atlas, 1999.
DIAS, Marco Aurélio P. Administração de Materiais: Princípios, Conceitos e Gestão.5. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
FIPECAFI. Manual de Contabilidade Societária. São Paulo: Atlas, 2010.
FRANCISCHINI, Paulino G.; GURGEL, Floriano do Amaral. Administração de
Materiais e do Patrimônio. Edição única, São Paulo: Editora Thonson Pioneira, 2002.
IUDÍCIBUS,
...