Fundamentos de Sistemas Operacionais e Comunicação Aplicada
Por: cheryton • 17/5/2017 • Monografia • 687 Palavras (3 Páginas) • 452 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) – CAMPUS DUTRA – SJCAMPOS (SP)
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA (ICET)
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
INSTRUÇÕES PARA COMPOSIÇÃO DO PIM
2ª Parte – Fundamentos de Sistemas Operacionais e Comunicação Aplicada
Conforme instruções gerais contidas no Manual do PIM (cuja leitura é indispensável para a qualidade do projeto final) seguem orientações para composição da segunda parte do PIM, para as disciplinas abaixo mencionadas.
A Fundamentação Teórica para cada disciplina já foi desenvolvida (ou deveria ter sido) para a 1ª parte do PIM. Assim sendo, o capítulo de cada disciplina deve ser iniciado com a fundamentação e, em seguida, com a proposta de aplicação para o ambiente simulado proposto no Manual do PIM.
- Fundamentos de Sistemas Operacionais
1. Introdução
As propostas a seguir elencadas referem-se à escolha do sistema operacional mais adequado às necessidades do CPIR, e da configuração necessária às funcionalidades sugeridas para um sistema operacional que possa atender as necessidades dos sistemas de aplicação e aplicativos que serão desenvolvidos e ou utilizados para o CPIR, tendo-se ainda como referência que o mesmo deverá permitir a operação dos sistemas pelos funcionários no balcão de atendimento.
2. Funcionalidades do sistema
Relacionar o que o sistema operacional deverá propiciar para facilitar, agilizar e agregar qualidade ao serviço dos funcionários que manterão os sistemas funcionais do CPIR, tendo como alvo manter a base computacional para o funcionamento do CPIR, como também permitir e manter o uso e funcionamento em rede local conectada à internet, estrutura e características do sistema de arquivos necessária ao CEPIR.
3. Sistema operacional para uso do CPIR
O Sistema Operacional escolhido deverá atender às demandas de todos os aplicativos e aplicações necessárias ao funcionamento do CPIR. Como o SI de gestão do centro, aplicativos de criação, processamento e edição de textos e planilhas para uso geral do centro.
4. Pacote de aplicativos
Relacionar o Pacote de aplicativos ou simplesmente os aplicativos (inclusive aplicativo de proteção do sistema como antivírus e malwares mais comuns) necessários ao funcionamento do centro de acordo e compatibilidade com o SO definido.
4. Cópia de segurança (Backup).
Definir a política de manutenção, guarda e recuperação dos arquivos do sistema de gestão (Banco de dados), mas também dos arquivos de apoio como as planilhas, relatórios e textos gerais. Indicando a periodicidade de execução e responsabilidade, que deverá ser apontada pelo gestor do CEPIR.
- Comunicação Aplicada
1. Introdução
As propostas relacionadas à comunicação abordarão esse princípio sob o ponto de vista da comunicação comercial, empresarial e social, de tal maneira a proporcionar, entre outras consequências, a proximidade e interação entre os seres humanos, que efetivamente promova o uso da comunicação para a criação e manutenção da nossa cultura, política, economia, e porque não dizer, nosso sistema de vida.
Tomando como base a contribuição que a Tecnologia da Informação (TI) pode proporcionar a esse segmento da sociedade, e como não podemos separar sociedade da comunicação, do ambiente de trabalho, podemos associar nele todas as situações sociais, devem ser relacionadas ações que efetivamente promovam a comunicação de forma efetiva que possa suportar todas as atividades do CPIR.
...