Funções de administração
Tese: Funções de administração. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jenyffer123 • 5/4/2014 • Tese • 536 Palavras (3 Páginas) • 182 Visualizações
Cadastre-se! Entre Contate-nos
Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Trabalhos Gratuitos
Ciências Sociais / Funções Administrativas
Funções Administrativas
Trabalho Escolar: Funções Administrativas
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos
Enviado por: rodsonnazario 02 setembro 2013
Tags:
Palavras: 1406 | Páginas: 6
Visualizações: 65
Imprimir Trabalho Funções Administrativas
Clique e veja o trabalho completo
Cadastre-se
1) Defina o conceito de organização. Qual é a importância da estrutura organizacional? O que mostra um organograma?
Organização é a etapa do processo de administração que agrupa e estrutura os recursos organizacionais e estabelece os mecanismos de comunicação e coordenação entre seus membros de forma a permitir que se alcancem os objetivos estabelecidos de modo eficiente. As estruturas organizacionais basicamente tentam minimizar ou controlar a influência das variações individuais sobre a organização, bem como minimizar as consequências indesejáveis da divisão do trabalho. Representação gráfica da estrutura de uma organização, o organograma mostra as funções, os departamentos e os cargos da organização, especificando também como eles se relacionam.
2) Em que consiste o processo de organização?
Organizar é um processo de tomada de decisões, ou seja, de dividir, integrar e coordenar as atividades e os recursos organizacionais de forma a alcançar as metas definidas. O resultado final do processo de organização é o desenho da estrutura organizacional.
3) O que é a amplitude de controle e que fatores influenciam sua extensão?
O conceito de amplitude de controle decorre da distribuição de autoridade e responsabilidade e mede o número de pessoas subordinadas a um administrador. A amplitude de controle ideal depende de vários fatores, como: complexidade do trabalho; competência, experiência e motivação dos gestores e dos subordinados; sofisticação dos sistemas de informação e comunicação; similaridade das tarefas e das funções supervisionadas; disponibilidade e clareza das regras e procedimentos que definem as tarefas; interdependência ou interligação das tarefas; proximidade dos subordinados; estabilidade ou instabilidade do ambiente externo; e estilo pessoal dos administradores e cultura organizacional.
4) Quais são as formas de departamentalização mais comuns nas organizações e quais suas vantagens e desvantagens?
As formas de departamentalização mais co
Clique e veja o trabalho completo
Cadastre-se
muns são:
• Departamentalização funcional: oferece a vantagem de assegurar economia de escala e o uso mais eficiente de recursos, bem como alocar os recursos humanos em unidades organizacionais de acordo com suas
...