Gestão Comercial Comportamento Organizacional
Por: Robson Macedo • 21/11/2016 • Trabalho acadêmico • 2.299 Palavras (10 Páginas) • 322 Visualizações
Centro Universitário Anhanguera
Curso: Gestão Comercial
Disciplina: Comportamento Organizacional
Integrantes do Grupo:
Adílson Francisco dos Santos RA:
Renan Moreno Hidalgo RA: 1379265588
Robson Macedo RA: 1564258452
Rosane A. Frazão Garcia RA: 1593692475
Vanderlei B. Lima RA: 1299113475
Centro Universitário Anhanguera
Sumário
1. INTRODUÇÃO PÁG. 02
2. INTRODUÇÃO - COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL PÁG. 03
3. HEXAGRAMA PÁG. 04
4. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL PÁG. 06
5. VISÃO SISTÊMICA PÁG. 07
6. QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO? PÁG. 09
7. CONCLUSÃO PÁG. 10
Centro Universitário Anhanguera
Introdução
O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.
Estuda três de terminantes do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura. O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente.
A qualidade do trabalho e o apoio recebido no ambiente de trabalho são muito mais importantes. As habilidades técnicas são necessárias, mas insuficientes para o sucesso das atividades de gestão. Os executivos não podem depender apenas de suas habilidades técnicas, eles precisam também de habilidades interpessoais.
Centro Universitário Anhanguera
Data: 11/03/2015
Tema: Introdução Comportamento Organizacional
(exercícios página 24 da apostila)
1 - a) Espero poder aplicar o que foi passado, para que faça a diferença em minha vida profissional. Sendo assim, extraindo o máximo de informação da matéria e aplicando de forma objetiva o conteúdo passado durante a aula, e também com leituras complementares fora da sala de aula.
b) Espero uma cumplicidade, e que o Mestre possa passar todo o conteúdo com uma linguagem mais descontraída. E que esse conteúdo passado, possa fazer diferença também em minha vida particular.
Centro Universitário Anhanguera
Data: 18/03/2015
Tema: Hexagrama
1 - Howard Gardner -> Inteligência múltiplas
Paulo Freire -> Conscientização ou Consciência crítica
Peter Senger -> Organização de aprendizagem
Daniel Coleman -> inteligência Emocional
Sócrates -> Questionamento para aprendizagem
2 - Domínio Pessoal; modelos mentais; visão compartilhada; aprendizagem em grupo; pensamento sistêmico.
3 - Variáveis políticas, econômicas, sociais, tecnológicas e éticas.
4 - Sentimento motivacional, subproduto do foco da atenção ou concentração. Pessoas com um alto Flow da impressão de alto rendimento.
5 - As pessoas não são iguais; Processo educacional funciona com eficácia; as diferenças são levadas em consideração; não tratar as pessoas com o basamento de uma única dimensão de inteligência.
Os tipos são: Linguística, lógica, musical, corporal, espacial, interpessoal e intrapessoal.
6 - Considere o diálogo no ato da organização; o homem é o sujeito; baseia-se na criatividade; torna aspecto histórico como ponto de partida.
7 - Trazer a inteligência para emoção ; inteligência na emoção no centro das atitudes necessárias para aprendizagem do bem viver; emoções fora de controle que impedem o bom funcionamento do intelecto.
8 - A arte do diálogo não meramente como um fornecedor de informações, mas alguém que contribui para que seus aprendizes sejam capazes por si mesmo. Gerar ou construir conhecimento através de questionamentos sistemáticos ou diálogo mestre-discípulo (é a arte de fazer questionamento)
9 - Processo de aquisição de capacidade de usar conhecimento.0
10 - O conceito da inteligência para Gardner foge do tradicional, pois para ele isso não era suficiente. Desse modo a teoria afirma que cada indivíduo possui aptidões variadas, e podendo assim, tera a capacidade para ser criativos.
...