Gestão de Sistemas de Informação
Projeto de pesquisa: Gestão de Sistemas de Informação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andersontata • 24/10/2014 • Projeto de pesquisa • 1.179 Palavras (5 Páginas) • 245 Visualizações
. ÁREA E TEMA DA PESQUISA
1.1 Área de Pesquisa
Administração de Sistemas de Informação
1.2 Tema de Pesquisa
Integração de Sistemas de Informações de Apoio a Decisões
1.3 Tipologia do Artigo
Ao analisar a empresa e definido o tema, o tipo de artigo será de revisão bibliográfica.
2. DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA DA PESQUISA
2.1 Problematização
Ao analisar a empresa Marisa Lojas Varejistas S.A. contatou-se que a empresa dispõe de vários sistemas informações que torna o processo de tomada de decisões mais lento, pois as informações são atualizadas de forma lenta de um sistema para outro, impossibilitando ações imediatas que o segmento varejista exige. O sistema dos PDV'S (ponto de vendas) que alimenta o sistema de informação gerencial DW (Data Warehouse ou armazém de dados) apresenta uma falta de sincronismo no processo de transmissão de informações. O sistema de crédito da empresa atualiza as informações de hora em hora. Contudo, as informações demoram atualizar no sistema de informação gerencial, algumas vezes chega até cinco dias o tempo para atualização das informações.
Segundo Turban, Rainer Jr. e Potter (2005, pág. 302):
"Os sistemas funcionais podem não permitir que departamentos diferentes se comuniquem utilizando a mesma linguagem. Em muitos casos, os colaboradores usando tecnologia baseada na funcionalidade simplesmente não obtêm as informações de que precisam, ou as obtêm tarde demais.
Diante do exposto objetiva-se responder a seguinte pergunta: Quais os impactos negativos para empresa, ao utilizar vários sistemas de informação?
3. OBJETIVO GERAL E OBJETIVOS ESPECÍFICOS
3.1 Objetivo Geral
Identificar e analisar os impactos negativos para empresa, pela utilização de vários sistemas de informações, apresentando as vantagens competitivas quando se utiliza um sistema de informação integrado.
3.2 Objetivos Específicos
• Identificar os problemas provenientes da utilização de vários sistemas de informação.
• Analisar os fatores que torna o processo de tomada de decisões mais lento e menos assertivo.
• Apresentar as vantagens competitivas proporcionadas pela utilização de um sistema de informação integrado.
4. JUSTIFICATIVA
A sociedade contemporânea vive a chamada era da informação. E os hábitos, desejos e necessidade de consumo mudam constantemente. Neste contexto, as organizações necessitam dispor de ferramentas de gestão mais eficientes, para auxiliar no processo de tomada de decisões com o máximo grau de assertividade possível.
Os sistemas de informações assumem um papel fundamental neste sentido, porque reúne dados de todas as áreas da empresa e transforma em informações para auxiliar o Administrador a tomar decisões. Portando, é imprescindível que essas informações estejam corretas para não comprometer o futuro da empresa. Turban, Rainer Jr. e Potter (2005, pág. 17) afirmam que: "Sistemas de informações estratégicos proporcionam vantagem em relação aos concorrentes em alguma medida como custo, qualidade ou velocidade; leva ao controle de um mercado e lucros maiores que a média."
5. MARCO TEÓRICO
O marco teórico aborda a Integração de Sistemas de Informações de Apoio a Decisões que envolvem vários aspectos que devem ser analisados por vários autores objetivando suas definições e as formas de abordagem.
Apresenta-se um direcionamento acerca do tema de pesquisa e todo referencial da Integração de Sistemas de Informações de Apoio a Decisões proposto pela pesquisa.
5.1 Integração de Sistemas de Informações de Apoio a Decisões
Segundo Turban, Rainer Jr. e Potter (2005, pág. 302), integração se divide em interna e externa. A integração interna se refere à integração dentro de uma empresa entre aplicações e/ou entre aplicações e bancos de dados, ou pacote de CRM com o banco de dados dos clientes. Grandes empresas que possuem centenas de aplicações podem achar extremamente difícil integrar as últimas aplicações baseadas na Web com sistemas legados mais antigos.
A integração externa se refere à integração das aplicações e/ou banco de dados entre parceiros entre parceiros comerciais como, por exemplo: fornecedores com um sistema de aquisição eletrônica dos compradores.
De acordo com Turban, Rainer Jr. e Potter (2005, pág. 303) "Uma das ferramentas mais bem sucedidas para gerenciar cadeias de fornecimento, especialmente as internas, é o ERP (sistemas integrados de gestão). O sistema integrado de gestão (ERP) software que integra o planejamento, gerenciamento e uso de todos os recursos na empresa inteira."
6. METODOLOGIA DE PESQUISA
6.1 Método Quando a Abordagem
A abordagem da pesquisa é caracterizada como qualitativa, trabalha com um nível de realidade que não pode
...