HABILIDADES SÃO NEGOCIAIS PARA NEGOCIAÇÕES
Projeto de pesquisa: HABILIDADES SÃO NEGOCIAIS PARA NEGOCIAÇÕES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fernanda.erik • 13/6/2014 • Projeto de pesquisa • 902 Palavras (4 Páginas) • 221 Visualizações
Introdução.
Um dos primeiros relatos que envolvem a prática de negociação está descrito na mitologia judaico-cristã na alegoria de Esaú e Jacó. O relato ilustra aspectos fundamentais da negociação: o propósito, os interesses, a oportunidade, a persuasão, a troca e a ética.
A negociação pode ser praticada tanto para resolver questões pessoais, como para questões profissionais, em ambientes políticos, comerciais, diplomáticos, institucionais, gerenciais, jurídicos, trabalhistas, de libertação de reféns, entre outros. Diante dessa grande diversidade de contextos, existem muitas definições e formas diferentes de abordar o assunto.
Desenvolvimento
HABILIDADES NECESSÁRIAS A UM NEGOCIADOR
Ser um bom ouvinte
Ouvir atentamente sem interrupções para que entenda com clareza o que a pessoa quer dizer. Quando se ouve com atenção você encontra informações necessárias para que possa ser feita uma boa negociação.
Planejar
Quando há a oportunidade de participarmos de um evento com possibilidade de negociação, e necessário estudar e entender a possibilidades disponíveis para que uma delas seja feita com sucesso. Muitas vezes é necessário pré-negociar internamente recursos, prazos, especificações, metas, condições de pagamento, etc.
Portanto, deve-se ir a uma reunião de negociação com todo o dever de casa diligentemente realizado. Isto lhe dará muita segurança no processo.
Mirar alto
quando se encontra seu objetivo ele deve ser tratado com clareza e com a verdade buscando sempre o seu ponto máximo. Por exemplo, se pode vender por 1000 e o mercado paga 1200, esta será a faixa inicial! Na outra ponta, se pode pagar à vista, mas for interessante fazê-lo em 60 dias busque inicialmente esta alternativa!
Ser paciente
o Principal erro do negociador seria a impaciência, sendo que a maioria estão presos a metas impostas pelas empresas e ao decorrer de um acordo. Pode-se até fechar com um resultado, razoável, mas poderia torná-lo ótimo se não fosse à impaciência.
Visar à satisfação
na negociação temos a oportunidade de tomar dois caminhos.Tanto um quanto o outro negociador deverão estar legitimamente comprometidos na busca de um resultado altamente satisfatório.
Ter cuidado com a primeira oferta
A primeira oferta deve ser bem planejada.
*Identificar com a zona de possível acordo e suas alternativas,
* Ser paciente e ouve durante o processo de autoconfiança será elemento primordial na negociação.
* a primeira oferta do outro lado será apenas um balizador para sua argumentação buscando obter concessões.
Ser ético
Agir com eticá nas negociações traz inúmeras vantagens. A maior delas tem a ver com quem está negociando, agindo com correção e exigindo respeito torna-se conhecido como um negociador confiável com o qual pode-se travar os mais duros embates na certeza de lisura e resultados concretos.
Troque as concessões
Negociar é sobretudo trocar informações de um lado para o outro em busca da conclusão de um acordo. É primordial ter concessões estudadas na fase de planejamento e procurar incluí-las no rol das alternativas para fechamento do negócio.
Ser empático
Ter em mente que o processo de negociação é um evento fortemente alicerçado na dimensão humana: é pessoa que o fazem evoluir para um acordo. Pessoas que possuem crescentes aspirações pessoais e profissionais, que carregam uma série de influências e desejam obter o melhor resultado possível, então é mais que fundamental ver o outro lado como um parceiro, sendo compreensivo quanto a possíveis dificuldades pessoais. Dando este toque humano ao processo estará fazendo algo mais por uma conclusão satisfatória.
...