Hdtftyuyuyu
Por: Diogo Franco • 21/8/2015 • Monografia • 428 Palavras (2 Páginas) • 125 Visualizações
RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO LISO(REL)
O retículo endoplasmático é uma organela que se divide em duas partes, diferenciadas pela existência ou não de ribossomos em sua face citosólica. Um setor é chamado de retículo endoplasmático liso(REL)(sem ribossomos), e o outro é chamado de retículo endoplasmático rugoso(RER)(com ribossomos).
Como já dito, o REL não possui ribossomos. É uma espécie de rede de túbulos interconectados, cujo volume e distribuição espacial variam nos diferentes tipos de células. Essa diversidade depende de suas variadas funções. A célula muscular estriada, por exemplo, contém um REL muito singular – o retículo sarcoplasmático.
As membranas dos autofagossomos provêm do REL. Durante o desenvolvimento dos autofagossomos, eles são envoltos por uma membrana proveniente do REL.
O REL é a principal reserva de Ca2+ da célula. A concentração de Ca2+ no citosol é muito menor do que a existente na cavidade do retículo endoplasmático e no líquido extracelular. Essas diferenças devem-se à atividade de determinadas bombas de Ca2+ localizadas na membrana do REL e na membrana plasmática. Ambas retiram Ca2+ do citosol e o levam para o REL ou para o líquido extracelular.
Em algumas células o REL realiza funções especiais. Podendo ser elas:
1-Síntese de esteróides.
2-Síntese de lipoproteínas.
3-Desfosforilação da glicose 6-Fosfato.
4-Detoxificação.
5-Participa da síntese e metabolização dos lipídios na célula.
6-Elongação e dessaturação de ácidos graxos.
7-Glicogenólise(obtenção de glicose a partir do glicogênio).
O REL se apresenta geralmente na forma de vesículas globulares, como túbulos contorcidos que podem ter continuidade com o RER. Encontra-se grande quantidade de retículo liso nas células intersticiais do testículo e nas glândulas suprarrenais ou adrenais, as quais se encontram acima dos rins.
Alguns dos lipídios que o REL produz iniciam-se nele mas suas moléculas são completadas do complexo de Golgi. Outros, ainda, envolvem a participação de enzimas presentes nas mitocôndrias.
Os principais lipídios das membranas das células eucarióticas são os fosfolipídios, glicolipídios e o colesterol, o qual nas células que sintetizam hormônios esteróides, é convertido em progesterona, testosterona, estradiol ou desoxicorticosterona. Isso é feito numa num processo que envolve a ação conjunta de enzimas presentes nas membranas do REL e na membrana das mitocôndrias.
É no REL também que é solubilizado a bilirrubina, permitindo que ela em sua forma solúvel seja secretada pelas células hepáticas, sendo eliminada do fígado pela bile.
...