História da administração
Seminário: História da administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carolcamargo • 24/3/2014 • Seminário • 681 Palavras (3 Páginas) • 281 Visualizações
ETAPA 1
PASSO 1
1- Administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com objetivo de alcançar metas definidas. É uma palavra com origem do latim “administratione”, que significa “direção, gerência”. A administração como qualquer outra área passou por uma série de mudanças ao longo do tempo:
• Administração Cientifica (TAYLOR): base homem/máquina
• Administração Clássica (FAYOL): introdução das necessidades do homem
• Administração Burocrática (WEBER): burocracia para melhorar o processo Administração de Recursos Humanos, normas, procedimentos e regras.
2- Escola é linha de pensamento ou conjunto de autores que usaram o mesmo enfoque para analisar ou adotarem o mesmo raciocínio: escola das relações humanas, escola japonesa. A escola do processo administrativo, às vezes chamado escola funcional, compreende os autores que usam a definição de Fayol, da administração como processo de planejar, organizar, executar e controlar.
Escola clássica – Eficiência, organização e processos produtivos são os conceitos que estão nas raízes da escola clássica.
Principais nomes da historia da administração:
• Frederick Winslow Taylor – Transformou a administração da eficiência do trabalho em um corpo de conhecimentos com vida própria, criou e participou do movimento da administração cientifica.
• Henry Ford – Desenvolveu e implantou a linha de montagem móvel.
• Henri Fayol - Administração como processo, com identidade e papel próprios dentro de funções da empresa; papel dos gerentes e do executivo principal, diretrizes sobre como administrar.
• Max Weber – Burocracia como forma de autoridade, eficiência da burocracia tipo ideal de burocracia, organização como máquina burocrática.
3- A Administração ao longo da história se desenvolveu com passos lentos, e foi apenas a partir do século XX que apresentou um desenvolvimento notável.
Uma das influencias na administração foi a filosofia; Filósofos como Sócrates, Aristóteles e Platão já pensavam em formas de organização social e política em anos antes de Cristo. Descartes, com seus métodos filosóficos, influenciou a teoria administrativa do século XVII até o final da Era Industrial.
A Revolução Industrial foi um marco que teve grande influência no ambiente organizacional, alterando a economia e o meio social. Teve inicio na Inglaterra e pode ser divida em dois períodos diferentes: entre 1780 a 1860 e entre 1860 a 1914. Na primeira fase houve a mecanização da indústria e da agricultura, a introdução da máquina a vapor, o desenvolvimento do sistema fabril, aceleramento no meio de transportes e das comunicações: navegação e locomotiva a vapor. Já a segunda fase caracteriza-se pela substituição do ferro pelo aço, o aço ao contrário do ferro é moldado em temperaturas consideravelmente menores utilizando assim menos carvão e energia, aperfeiçoamento do dínamo, invenção do motor de combustão interna, substituição do vapor pela eletricidade e pelos derivados de petróleo,
...