História da administração
Trabalho acadêmico: História da administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Regiana • 10/9/2014 • Trabalho acadêmico • 3.407 Palavras (14 Páginas) • 233 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
PÓLO DE APOIO PRESENCIAL DE PAU DOS FERROS – RN
CURSO: BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
PROFESSORA: MÔNICA SATOLANI
RELATÓRIO: TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA
FRANCISCO RONES DE ARAÚJO JUNIOR – RA: 419839
JEFERSON EDUARDO CHAVES DE SOUZA – RA: 443022
REGIANA MARIA CHAVES – RA: 443019
MARIA LIZETE DA COSTA – RA: 436432
SILMARA FERNANDES DA COSTA – RA: 446420
Pau dos Ferros / RN
2013
Sumário
1-Introdução 3
2-Histórico da Administração 4
3- Propostas das Teorias da Administração 4
3.1 - As origens dos métodos do Pensamento Administrativo Clássico. 5
3.2- Os princípios e as técnicas das teorias Clássicas. 6
3.3 As teorias Posteriores ao pensamento Clássico. 6
3.4 A Administração e suas teorias no mundo contemporâneo. 7
4 - Evolução natural das Teorias da Administração 7
4.1 OBJETIVO 7
4.2 OS COMPONENTES 8
4.3 O PROCESSO 8
4.4 ADMINISTRAÇÃO E O CONTROLE 8
4.5.A TEORIA MATEMÁTICA 8
4.6-A TEORIA DA TÉCNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 8
4.7- A teoria Contingencial 8
4.8-Ambiente Geral 8
5- Impacto das teorias 8
6- Ênfases nas Competências e na Competitividade. 9
6.1 Aprendizagem Organizacional. 9
6.2 Gestão do Conhecimento. 9
6.3 Capital Intelectual. 9
6.4 Empresas 9
6.5 Administração 9
6.6 Ambiente 10
6.7 Tecnologia 10
6.8 Estratégia 10
6.9 Administração Por Objetivos – APO. 10
7- Quadro Comparativo 11
8- Conclusão 12
9- Referências bibliográficas 13
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como propósito apresentar uma trajetória de estudo que, motivada pelo o desejo de aprender, leva-nos a conhecer as características relacionadas com a estrutura organizacional da administração, no qual podemos analisar as abordagens que compõem toda essa estrutura, são elas: Teoria clássica – a abordagem a enfatizar a estrutura organizacional. Teoria da Burocracia – a abordagem relacionada com a estrutura organizacional, Teoria Estruturalista – A alternativa dentro das correntes de TGA que enfatiza a estrutura organizacional é a chamada da teoria estruturalista, desenvolvida a partir dos estudos sobre as limitações e rigidez do modelo burocrático.
Assim como também leva-nos a identificar os problemas, que as propostas iniciais buscaram solucionar, tais como: tomadores de decisões situado no topo são geralmente mais bem treinados do que os que estão nos níveis mais baixos.
2-Histórico da Administração
A administração é uma habilidade humana adquirida entre décadas, uma habilidade que vem evoluindo há anos para se adequar as necessidades entre o homem e seus negócios como o surgimento das teorias da administração.
A administração surgiu ha séculos atrás por volta de 5.000 A.C de cristo na suméria quando os antigos habitantes procura uma maneira para solucionar seus problemas práticos então surgiu a habilidade de administrar. Com anos essa habilidade foi se aprimorando e aperfeiçoando até que no inicio do século xx surgiu FREDERICK W. TAYLOR conhecido como o precursor da teoria da administração ele priorizava a pratica da divisão do trabalho, surgi também relações humanas onde o bem estar dos trabalhadores era muito importar para o funcionamento das organizações.
Paralelo a Taylor, Fayol defendia princípios baseado em sua experiência da alta administração precursor da teoria clássica caracteriza-se na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca máxima a eficiência.
3- Propostas das Teorias da Administração.
Administração é prestar um serviço a outro, desenvolver uma função sob o comando do outro, também obter os objetivos propostos pela a empresa e passa-los para a ação empresarial pelo PODCL, para atingir os objetivos da melhor forma possível. Onde surgiu a Teoria Geral da Administração (TGA), onde passou por diversas fases onde cada uma enfatiza um aspecto importante da Administração.
A Teoria clássica é uma estrutura organizacional fundada por Henry Fayol (1841-1925) engenheiro francês, Fayol defendia uma visão da empresa em termos de organização formal, onde toda empresa desempenha seis funções básicas, funções técnicas, comerciais, financeiras, contábeis, administrativas e de segurança. A Teoria se caracteriza pela ênfase no processo administrativo de planeja, organizar, dirigir e controlar, ênfase na organização formal da empresa, entre outros.
A Teoria Burocrática Fundada pelo o sociólogo Alemão Max Weber (1864-1920), onde o uso da palavra burocracia não tinha o significado popular e sim um significado mais técnico que identifica as características da organização formal. Weber apresentou sete dimensões principais para a burocracia, a Formalização, Divisão do Trabalho, Principio da Hierarquia, Impessoalidade, Competência Técnica, Separação entre Propriedade e Administração e profissionalização do funcionário. Os funcionários nem
...