Indignaivos - Sociologia
Por: Bruno Maurano • 22/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.273 Palavras (6 Páginas) • 4.292 Visualizações
17 de Junho de 2015.
Bruno Vicente Manfredi Maurano 20142300097
Administração de Empresas
Cabo Frio
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
AVALIAÇÃO II[pic 1]
SOCIOLOGIA
Um "pequeno livro", como o chama Hessel, “Indignai-vos” serve de manifesto para indignados de Madri ao Magrebe. Segundo o autor, sobre a publicação: “Fiquei surpreso porque escrevi o livro pensando na França e nos seus problemas. E da noite para o dia, havia mais de 35 traduções desse pequeno texto de 30 páginas. Movimentos de indignados vieram à tona em diversos países, alguns inspirados pelo meu livro, outros não. Mesmo assim, existe um elo comum entre os movimentos: uma crescente mobilização de cidadania em reação aos problemas de nossa sociedade internacional.”
Esta entrevista foi realizada com o escritor alemão naturalizado francês Stéphane Hessel sobre sua obra “Indignai-vos”. Parte do texto poderá ser lida no livro didático da disciplina (DIAS, Reinaldo. Sociologia. São Paulo: Pearson Education do Brasil. 2012. ISBN 978-85-64574-35-9) nas páginas 143-144.
Leia o texto e a entrevista de Hessel à Carta Capital. Depois, faça uma análise do tema abordado por ele, associando os eventos destacados com a realidade brasileira atual.
Para realizar esta análise, aplique os seguintes conceitos estudados nas Unidades 3 e 4:
Unidade 3 – Karl Marx e a análise social e econômica do capitalismo
Unidade 4 – Estratificação social e movimentos sociais.
BIBLIOGRAFIA : Livro SOCIOLOGIA – REINALDO DIAS
(Do protesto ao plebiscito: uma avaliação crítica da atual conjuntura brasileira)
INDIGNAI-VOS
Ao analisarmos a entrevista e o trecho da carta de Hessel, podemos enumerar uma série de fatores que podem se associar a realidade brasileira.
Um fato bem evidente é a corrupção, que no Brasil é exaustivamente falada todo tempo e em todos os lugares.
A partir do princípio corrupção da atualidade, temos as manifestações contra o sistema econômico, aonde tem havido a crescente mobilização da cidadania em reações a esses problemas sociais.
Como Hesser mensiona em sua entrevista, o que está sendo cobrado hoje, é que os cidadãos acordem, olhem a sua volta e vejam como há outras coisas inaceitáveis. Com essa premissa de indignação, Hessel nos orienta a olhar os acontecimentos ou por uma lente de aumento e nos mantendo a distância, ou procurando, de alguma forma tomar partido. A primeira forma nos levaria pelo caminho da alienação (Análise Marxista) ou despertar nossa capacidade de indignação e nos conduzir ao engajamento (Movimentos Sociais).[pic 2]
O que motiva a maioria desses movimentos sociais, é justamente por causa da estratificação social, a qual divide a sociedade em camadas, e assim seus ocupantes têm acesso desigual a oportunidades sociais e recompensas. Aonde há a clara diferenciação entre os exploradores ( que como Hessel menciona – pequena elite que segura os cordões do saco de dinheiro) e os explorados, no caso a população de classes sociais mais baixas ( como o proletariado).
Com isso, podemos ressaltar o marxismo nesses movimentos, pois buscam mudanças na sociedade e parte da ideia de conflitos, luta das classes.
Pois hoje, precisamos protestar contra tudo que é contrário aos valores fundamentais da democracia. Não com violência, mas com convicção e maneira determinante.
Se pararmos e analisarmos esse pensamento seguindo a sociologia marxista pela dialética, veremos que tudo está relacionado entre si ( O comportamento do governo, em meio a corrupção; gera a revolta do povo, que vai as ruas, e briga por uma reforma política,e assim sucessivamente, e cada vez mais, outras pessoas vão se agrupando, e surgem novas causas, novas bandeiras, novas lutas) e a ideia é a transformação, é que haja uma mudança qualitativa resultado desta luta de contrários.
E tal como Hessel, também devemos confiar que os cidadãos do mundo atual serão capazes de se comunicar entre eles para encontrar soluções para nossos problemas atuais.
MANIFESTAÇÕES / MUDANÇA SOCIAL / MOVIMENTOS SOCIAIS
Os movimentos sociais são impulsionados pelas mudanças sociais, quando se há a necessidade de alterar a estrutura e organização de uma sociedade. Como os conflitos relatados no INDIGNAI-VOS, que possuiam a clareza de seus objetivos, aonde os indivíduos estavam envolvidos em um esforço organizado para promover ou combater mudanças na sociedade ou no grupo do qual faziam parte.
Para que haja a mudança, é necessária a ação de indivíduos para sua efetividade. A mudança é necessário para gerar essa desorganização social e viabilizar o rearranjo das relações sociais.
Nos movimentos ao redor do mundo podemos observar o comportamento coletivo, pois é imprevisivel, eventual e irracional.
No Brasil, esses movimentos atuais, tendem para um movimento reformista com causa interna. Pois buscam modificar alguns aspectos da sociedade sem transformá-la completamente, provocados por conflitos sociais no interior da própria sociedade.
...