TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução de novos modelos de gestão empresarial

Pesquisas Acadêmicas: Introdução de novos modelos de gestão empresarial. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.635 Palavras (7 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10

ANEXOS 11

ANEXO A – Título do anexo 12

1 INTRODUÇÃO

O mundo tem presenciado uma enorme mudança no cenário econômico nos últimos anos. E cada vez mais pequenas e medias empresas surgem , trazendo para o mercado novos produtos, serviços e tecnologias. Na medida em que há um crescimento dessas empresas, dificuldades também surgem, sendo assim o presente trabalho nos traz uma abordagem de mecanismos que auxiliam nas soluções de problemas e ajudam a compreender esse novo cenário empresarial e atual, proporcionando assim uma proposta de administração a fim que essas empresas possam se manter diante das dificuldades encontradas utilizando recursos viáveis a sua realidade. A constante necessidade de inovação e renovação, de ser flexível ágil e oportuno para proporcionar mudança e transformação, com a adoção de novas ideias, gera também a necessidade de se ter um profissional que deva pensar, a partir de uma bagagem de conceitos e ideias anteriormente obtidas e embasadas e integra-las as condições do meio organizacional para definir situações e equacionar estratégias de ação adequadas e eficazes para determinadas ocasiões. Nesse contexto torna-se fundamental fomentar o embasamento teórico dos profissionais em conceitos, teorias, ideias e valores que lhe permitam a orientação e balizamento de seu comportamento dentro e fora das atividades precípuas de sua administração, visto que esse conhecimento influenciara diretamente em seu comportamento e de todos que trabalham sob sua direção.

2 DESENVOLVIMENTO

Atualmente nas empresas, busca-se a maximização dos resultados e a minimização dos custos. Todavia em algumas delas, também se busca atender as novas necessidades do mercado competitivo, o qual exige dos empresários uma gestão socialmente responsável. Vale ressaltar que essa preocupação se traduz em programas de motivação dos funcionários, segurança no trabalho, alimentação, benefícios sociais, preservação do meio ambiente, satisfação do consumidor e, também, outros aspectos direcionados à valorização da empresa no mercado.

Um dos objetivos das empresas é atender às necessidades do consumidor, que se torna cada vez mais exigente com relação aos produtos que são colocados à disposição no mercado. Com isso, busca-se qualificar cada vez mais os produtos com preço acessível ao consumidor, baixo custo e ganho equilibrado para a empresa. Visando à obtenção desse resultado, as empresas precisam de estratégias de gestão. Na Contabilidade, os meios usuais de divulgar as informações são os demonstrativos contábeis. As informações contidas nesses demonstrativos devem possuir características qualitativas, tais como: compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade. Os demonstrativos contábeis buscam evidenciar os resultados e o desempenho que uma empresa obteve em um determinado período.

Este novo modelo de gestão empresarial traz consigo o conceito de sustentabilidade, no que se refere a garantir o bem-estar das pessoas no momento presente e desenvolver produtos que não venham prejudicar as gerações futuras de usufruir a vida, ou seja, promover o desenvolvimento sustentável. As empresas são os agentes que geram riqueza material e demais tipos de riquezas, portanto, precisam promover o desenvolvimento sustentável, mensurá-lo, registrá-lo em seus demonstrativos e evidenciá-los à sociedade com a certificação de auditores contábeis independentes, para que a sociedade tenha confiança ao ler tais demonstrativos.

Com essas ações responsáveis sendo implementadas pelos gestores, a eficiência ambiental e a justiça social poderão estar sendo garantidas. Para tanto, a pressão que os consumidores e o mercado exercem é importante para auxiliar as empresas no sentido de adquirir a consciência de que é preciso desempenhar suas funções com cidadania.

Nas empresas, observa-se que apenas a visão do lucro é insuficiente para alcançar os objetivos da entidade. Em longo prazo, para a empresa possuir continuidade, ela deve atender às necessidades de todos os agentes envolvidos: clientes, governos, comunidade, funcionários e acionistas. Dentre essas necessidades, destacam-se o bem estar dos próprios funcionários e da sociedade com ênfase no aspecto ambiental.

O ambiente corporativo brasileiro passou e passa ainda por grandes mudanças, especialmente na sua forma de atuação. O momento econômico atual é apontado como ascendente e isso exige cada vez mais das organizações. A tecnologia associada à abertura de mercados são os principais responsáveis nesse crescimento econômico e, por sua vez, nessa constante demanda em conhecimento por partes dos empresários.

Para compreender como funciona o contexto empresarial, a dinâmica empresarial, é importante discorrer sobre alguns aspectos, ditos como fundamentais no processo empresarial. Tão importante quanto abrir uma empresa, ou ser dono de uma instituição é saber quem pode ou não sê-lo. A legislação brasileira prevê em seu Código Civil que toda pessoa é capaz em direitos e deveres, mas faz algumas ressalvas, quando distingue entre o absolutamente capaz, o relativamente capaz e o incapaz civilmente. Em se tratando de empresa, a pessoa pode exercer o título de empresário quando se torna absolutamente capaz quando cessam os dezoito anos ou também quando adquire a maioridade mesmo sendo considerados relativamente capazes entre os dezesseis e dezessete anos quando realiza o casamento ou quando conclui nível superior, casos em que a pessoa pode ser considerado legalmente como empresário.

No momento de abertura de uma empresa, o candidato a empresário deve previamente saber qual atividade que irá desenvolver e qual o porte – estimativa de faturamento – que terá essa empresa para proceder com os procedimentos padrões de formalização, ou seja, dependendo da atividade e/ou do porte da empresa o empresário pode escolher em constituir uma sociedade ou uma firma individual.

A função da contabilidade assume papel fundamental na empresa. Com a contabilidade o empresário pode acompanhar a qualidade dos investimentos, se aplica em ativo circulante ou não-circulante,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com