Introduções
Por: Lilian2013 • 17/9/2016 • Monografia • 3.501 Palavras (15 Páginas) • 330 Visualizações
[pic 1]
Exercícios de Apoio ao Aprendizado
Processos Logísticos
Unidade 1, seção 1.3 - pág. 47
Prof.° Rogério Novaes
Alunas:
Adriana Donato da Silva Vilar 1585970015
Gelma Barra de Jesus 6825479194
Laide Lopes Vieira 6268231635
Lilian Gonçalves da Silva 6622351851
Monik Souza de Assis 6274232806
CAMPINAS
2016
Sumario
1. Introdução...................................................................................................................
1. Conceitos e Fundamentos da Logística............................................................
1.1 História da Logística..........................................................................
1.2 Hoje a logística e reconhecida pela doutrina moderna como uma das 3 artes básica militares........
2. Cadeia de Suprimentos Segundo Fleury (1999)..........................................................
2.1 Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.........................................................
2.2 Ciclo de Suprimentos.................................................................................
2.3 Ciclo de Apoio à Manufatura....................................................................
2.4 Ciclo de distribuição..................................................................................
3. A Empresa..................................................................
3.1 Recebimento Matéria Prima.................................................................
3.2 Etapas do processo da montagem de motos.................................................
4. Distribuição Final...................................................................
5. Referências Bibliográficas......................................................... ....
Faça Você Mesmo.[pic 2]
O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar com mais inteligência.
Henry Ford
Introdução
O objetivo geral deste trabalho é analisar melhor tipo modais de transporte para uma recém empresa estalada em Manaus, e com isso garanti qualidade dos produtos ao chegar ao seu destino final, verificando sua relevância em relação à competitividade no mercado de transporte.
Não podemos esquecer que não há crescimento econômico sustentável sem a existência de infraestrutura eficiente, que atenda aos objetivos diversos de uma nação: viabilizando o produto potencial, integrando a população à economia nacional, por meio de modais de transportes.
A atualmente realidade da globalização fez com que o acesso mais fácil a produtos e bens de consumo torna-se uma realidade comum, portanto, se fez necessário também uma maior demanda por meios de transporte que é um componente essencial deste processo, por isso não podemos esquecer da logística de transporte que e através dela que se inicia as competições entre as empresas. Visto que uma boa logística de transporte diminuiria os custos envolvidos no processo
Por tanto todo o processo de desenvolvimento planejado tem a logística como parte integrante, pois é através da logística que podemos controlar, maximizar lucros, reduzir custos e com isso criar um desenvolvimento realmente satisfatório para nossos colaboradores.
- Conceitos e Fundamentos da Logística
1.1 História da Logística:
A origem da palavra vem do grego “Logistikos”, do qual o latim “Logisticus” é derivado, ambos, significando cálculo e raciocínio no sentido matemático. Outros entendem que vem do verbo francês Loger, que significa alojar, guardar.
O desenvolvimento da logística está intimamente ligado ao processo das atividades militares e das necessidades resultantes das guerras, muitos historiadores argumentam que o Exército Romano foi o percussor do uso da atividade logística, porém, apenas no século 17 a logística passou a ser utilizada dentro dos modernos princípios militares.
Alexandre, o Grande foi uma das grandes lendas na Logística, e que inspirou outros grandes líderes como Júlio César e Napoleão e que até hoje inspira as grandes empresas, seu império alcançou diversos países, incluindo a Grécia, Pérsia e índia. Alexandre foi o primeiro a empregar uma equipe especialmente treinada de engenheiros e contramestres, além de cavalaria e infantaria, os contramestres por sua vez operacionalizavam o melhor sistema logístico existente naquela época, eles seguiam à frente dos exércitos com missão de comprar todos os suprimentos necessários e de montar armazéns avançados no trajeto, aqueles que cooperavam eram poupados e posteriormente recompensados; aqueles que resistiam, eram assassinados.
1.2 Hoje a logística e reconhecida pela doutrina moderna como uma das 3 artes básica militares:
- Estratégia: amplo planos para emprego de força militar no ar, na terra e no mar. Isso inclui a estrutura de força e seus objetivos gerais em tempos de guerra e paz
- Tática: o emprego e a manobra de forças para implementar as estratégias.
- Logística: a provisão de recursos para suportar a estratégia e as táticas das forças de combate.
“É a parte do processo de Supply Chain que planeja, implementar e controlar, eficientemente, o fluxo e armazenagem de bens e serviços e informações do ponto de origem ao ponto de consumo de forma a atender a necessidades dos clientes.”
2. Cadeia de Suprimentos Segundo Fleury (1999)
A cadeia de suprimentos representa o esforço de integração dos diversos participantes do canal de distribuição por meio da administração compartilhada de processos-chave de negócios que interligam as diversas unidades organizacionais e membros do canal, desde o consumidor final até o fornecedor inicial de matéria-prima. A cadeia de suprimentos abrange todos os estágios, seja direta ou indiretamente para o atendimento do pedido de um cliente, sendo que a mesma inclui desde fabricantes, fornecedores, transportadoras, depósitos, varejistas até os clientes finais. Abordando a visão cíclica dos processos da cadeia de suprimentos, é possível analisar os três estágios da cadeia, sendo muito útil ao considerar as decisões operacionais, porque especifica claramente os papéis e as responsabilidades de cada integrante do ciclo. Os ciclos de processos da cadeia de suprimentos, descritos a seguir, podem ser observados na Figura 1: a) Ciclo de distribuição: ocorre entre o cliente e o varejista, inclui todos os processos envolvidos no recebimento e atendimento ao pedido do cliente, incluindo a chegada do cliente a fábrica, emissão do pedido do cliente, atendimento ao pedido do cliente e recebimento do pedido pelo cliente. Posteriormente, tem-se o reabastecimento que acontece entre o varejista e envolve todos os processos ligados ao reabastecimento dos estoques do varejista.
...