LIDERANÇA
Por: Tamires Souza • 1/5/2015 • Resenha • 549 Palavras (3 Páginas) • 219 Visualizações
RESUMO DE LIDERANÇA
A liderança é uma forma de comportamento que decorre das relações estabelecidas que se mantém com os outros membros do grupo. Segundo o dicionário online mais utilizado da internet, dicio.com, liderança refere-se a comando, direção, hegemonia.
A pessoa a qual é atribuída, formal ou informalmente, uma posição de responsabilidade para dirigir e coordenar as atividades relacionada ao grupo é o líder. E as suas principais características sugerem que ele seja um excelente condutor de pessoas e equipes, sabendo como recrutá-las, inspirá-las, motivá-las e recompensá-las de forma justa;
ser um impulsionador de mudanças, assumindo nos piores e melhores momentos as consequências de seus atos junto com os liderados; ser um educador com o papel de repassar o conhecimento não apenas como compromisso mas também como ato de cidadania; dentre outros fatores que influenciam bastante no desenvolvimento do grupo.
O poder está relacionado ao processo de influência social. Quando uma pessoa influencia outras com seus pontos de vista e ações ela tem poder. E esse é dado pelas pessoas que identificam o indivíduo como portador de um atributo especial com capacidade de influência.
Existe diferença entre liderança e poder, entretanto o bom líder exerce o poder e a liderança.
As modalidades de poder derivam de duas principais fontes: a posição na estrutura organizacional ou social e as características pessoais.
Podemos citar como exemplos de fontes e formas de poder as seguintes: Poder de Perito, Poder de Informação, Poder de Recompensa, Poder de Coerção, Poder Legitimo e Poder Base de Identificação.
Já os tipos de liderança são:
Liderança autocrática: É aquele líder que só determina e não procura escutar a opinião de seus colaboradores. Esse modo de liderança afasta e causa desconforto entre o líder e seus seguidores. Ressalta sempre a hierarquia que existe, fazendo, assim, os seus seguidores se sentirem inferiores, desestimulando-os e causando desconfiança.
Liderança democrática: É aquele líder moderadamente flexível, que busca a melhor forma de desenvolver suas atividades através do consentimento de todos os seus seguidores, chamando-os para perto dele, escutando-os, mostrando como fazer e, através de argumentos bem fundamentados, o porquê fazer.
Liderança Liberal: É aquele líder permissível, flexível demais, aceita tudo e não se importa com o estímulo da sua equipe, deixa as coisas acontecerem de qualquer maneira, "se der deu, se não der, não esquenta". Este tipo de líder provoca um descompromisso geral. Um líder descomprometido com o seu trabalho, descompromete toda sua equipe.
Liderança bidimensional: É aquele líder que manda, é autoritário, mas sabe considerar a opinião e condição de seus seguidores. Tem uma visão geral, ampla. Não é um líder egoísta.
Liderança Carismática: É aquele líder extrovertido, que traz o funcionário para perto dele, auxilia, busca de forma descontraída as melhores condições para se desenvolver uma tarefa.
Liderança situacional: É aquele que atua de forma coerente com a situação, se a situação é séria, ele se impõe com seriedade, se a situação é um pouco mais leve, ele utiliza de sua carisma e descontração para que o funcionário se atraia e crie gosto em exercer aquelas funções. É aquela história de que "na hora de falar sério é pra falar sério, na hora de ser descontraído, pode descontrair.
...