Liderança
Por: anaflavia132 • 4/6/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 810 Palavras (4 Páginas) • 259 Visualizações
1 - LIDERANÇA
A liderança tem sido considerada um processo de extrema importância para dirigir e influenciar as atividades de um grupo de pessoas para o alcance de objetivos em comum, através de sua persuasão e influencia para com seus colaboradores, o líder conseguem junto a seus liderados um direcionamento para o alcance desses objetivos.
De acordo com MAXIMIANO (2004, pág. 303) liderança e a capacidade de direcionamento de seus colaboradores com o intuito de cumprimento de metas, independente das situações apresentadas no dia a dia. E considerado um líder, a pessoa que consegue com êxito esse direcionamento e busca das metas.
HUNTER (2007, pág. 28) define liderança como: “é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum”.
Por muito tempo, acreditava-se que um líder já nascia com a personalidade e características de um líder, mas diante de pesquisas feitas e varias analises no decorrer dos tempos, constatou que muitos conseguiam se tornar um líder, trabalhando e moldando sua personalidade e atitudes. Conforme citado por Hunter (2007, pág. 29), “liderança – Influenciar os outros – é uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida por alguém que tenha o desejo e pratique as ações adequadas”.
- ESTILOS DE LIDERANÇA
Há vários estilos de liderança, pois cada pessoa nasce com sua personalidade e características, uns conseguem aprimora-las, outros já nascem com uma visão de líder. Cada líder tem sua forma de dirigir e influenciar seus colaboradores, além de seus princípios e valores a serem seguidos, diante dessas variedades, foi realizado vários estudos com intuito de identificar os principais estilos de liderança encontrados nas empresas.
- LIDERANÇA AUTOCRÁTICA
Para Cavalcanti et al. (2005, pág. 40) o líder autocrático busca centralizar toda a autoridade em si, sendo as decisões tomada por ele. A forma de como agir e os processos a serem executados, são determinados pelo líder, não dando opção de escolha a seus liderados.
Segundo MAXIMIANO (2004, pág. 314):
Quanto mais concentrado o poder de decisão no líder, mais autocrático e seu comportamento ou estilo. Muitas formas do comportamento autocrático abrangem prerrogativas da gerencia, como as decisões que independem de participação ou aceitação. O Estilo autocrático pode degenerar e tornar-se patológico, transformando-se no autoritarismo. Arbitrariedade, despotismo e tirania, que representam violências contras os liderados, são exemplos de comportamentos autoritários.
Partindo do ponto de vista de Maximiano, dependendo da situação, o líder pode trazer problemas internos para a empresa, pois o mesmo usa de sua autoridade e influencia diante ao grupo, para execução de tarefas definidas por ele, que muitas das vezes, podem estar em desacordo com o foco e objetivo da empresa. E diante a situação, os subordinados por terem que acatar as ordens de seu líder, acabam tendo que executar as tarefas, já que não há outra alternativa.
- LIDERANÇA LAISSEZ-FAIRE / LIBERAL
De acordo com OLIVEIRA E MARINHO (2005, pág. 4) o líder laissez-faire não se envolve nas atividades exercidas pelo grupo, deixa seus liderados a terem iniciativas para tomarem as decisões necessárias e serem responsáveis pela execução das atividades.
...