Liderança
Por: MariahCleide • 20/5/2015 • Trabalho acadêmico • 292 Palavras (2 Páginas) • 151 Visualizações
A Auto-observação
Constitui a mais básica e ao mesmo tempo a mais profunda de todas as práticas para a transformação de nosso nível de consciência. É soma de todos os nossos sentidos internos nos dá a capacidade de percebermos o que ocorre em nosso mundo interior. Manuais de autoajuda e livros de sobre misticismo são benéficos e ajuda a conhecer a si mesmo, mas para se conhecer de verdade é preciso se observar diante das relações e situações do cotidiano.
Para se auto- observar deve desenvolver capacidade de sentir a si mesmo, prestar mais atenção nas coisas que faz parte do nosso cotidiano, e principalmente no modo como se relacionar com os outros e as tarefas que você vai realizar, e observando também o modo que você se sente a cada momento, pois se ao agir de determinada forma e não se sente bem, é sinal que essa ação não condiz com o seu ego. O ego é o defensor da personalidade, pois ele impede que os conteúdos inconscientes passem para o campo da consciência, acionando assim os seus mecanismos de defesa.
Para nos conhecermos precisamos nos auto-observar e investigar nossas reações, identificações, projeções, lembranças, hábitos, condicionamentos, gostos e desgostos, desejos e rejeições, observar o que ocorre em nosso coração e em nossa mente no momento presente, de instante em instante. Muitas pessoas fogem quando olham para dentro de si e percebe que elas são egoístas, vingativas ou possuem qualquer outros defeitos, tentando esconder delas mesmas ou te mesmo inventa desculpas para sua más ações. No entanto a medida que você se conhece melhor através da sua observação isso vai te impulsionar a sua mudança e por isso você precisa se conhecer novamente, ou seja é um processo que nunca acaba.
...