Liderança transformacional
Artigo: Liderança transformacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: taniellib • 20/11/2013 • Artigo • 588 Palavras (3 Páginas) • 516 Visualizações
LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL:
Burns (1978) foi o grande pioneiro a se aprofundar e estudar detalhadamente o conceito de liderança transformacional, considerado a maior influencia para pesquisadores deste tema. O autor Bernard Bass (1995), que também foi um grande pesquisador com referencia no tema de liderança transformacional, explica que este é o tipo de liderança que tem como foco os liderados, provocando sobre eles motivação, inovação, confiança e incentivo na melhoria do desenvolvimento não só nas atividades organizacionais, mas também beneficiam na credibilidade individual de cada liderado.
Um líder transformacional é aquele que a todo o momento esta atento as dificuldades e necessidades de seus profissionais e que com o sua energia e entusiasmo contagiante é capaz de transmitir aos seus liderados confiança e desejo de superação, desafiando assim seus limites tanto profissional quanto para a vida pessoal. Este líder é o espelho para seus seguidores, tem visão e foco no futuro e “torna-se moral pois eleva o nível de conduta humana e a aspiração moral do líder e do liderado, e assim tem um efeito de transformação em ambos” (Bento, 2008, p 146).
Os benefícios obtidos por este tipo de liderança é transformador tanto para próprio o líder quanto para os liderados na organização, a realização e satisfação pessoal é grandemente notada quando se trata de liderança transformacional, onde o próprio nome já nos revela que é algo que transforma, que inova, que muda e automaticamente eleva as vontades, e desejos de buscar e ser melhor naquilo que faz, capacitando os liderados a buscar soluções com eficiência e eficácia nos problemas e dificuldades encontradas e se empenharem ao máximo para que os objetivos traçados sejam alcançados com sucesso, causando assim efeitos extraordinários para a empresa, líder e liderados.
Após o conceito de Burns (1978), Bass também trabalha neste conceito juntamente com Avolio e identifica 4 (quatro) características fundamentais de um líder transformacional, são elas:
Influencia Idealizada (carisma): é o líder que influencia seus seguidores a terem por ele respeito confiança, lealdade e reconhecimento de um bom líder e que se sintam identificados com ele.
Motivação Inspiracional: é a visão do líder para o futuro, onde enxerga as metas e objetivos desafiantes como uma superação dos limites e passa aos outros a sensação de confiança e sucesso para os seguidores, motivando-os a focar no resultado e superar as expectativas.
Estimulação Intelectual: é quando o líder incentiva seus seguidores a refletirem inovações e ideias capazes de resolver problemas, assim como diz Barbuto jr. (1997, p. 692), “estimulação intelectual descreve lideres encorajados empregados a abordar problemas antigos e familiarizados de novas formas”.
Consideração Individualizada: é o tratamento individual de cada colaborador, onde são reconhecidos e desenvolvidos seus potenciais, recebendo treinamentos feedback e orientações para o alcance de suas metas e objetivos de crescimento.
Conforme descrições acima, levando em consideração estes fatores o líder Transformacional torna grande influência a seus seguidores, conquista a lealdade, confiança os torna pessoas melhores e mais confiantes consigo mesmo, tornam-se pessoas inovadoras, capazes lidar
...