Logística – Uma Função essencial na empresa
Por: anaamoedo • 21/2/2019 • Trabalho acadêmico • 931 Palavras (4 Páginas) • 532 Visualizações
CAPITULO 1 (AULA 1 – GESTÃO DE MATERIAIS)
Logística – Uma Função essencial na empresa
A logística empresarial estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivos para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos.
Normalmente os consumidores não residem próximos de onde os bens ou produtos estão localizados e esse é um dos maiores problemas enfrentados pela logística que é: diminuir o intervalo/lacuna/espaço vazio entre a produção e a demanda, de modo que os consumidores tenham bens e serviços quando e onde quiserem, e na condição física que desejarem.
É responsabilidade dos empresários providenciarem os serviços logísticos necessários de modo eficaz e eficiente. Contudo, as empresas operam dentro de um ambiente que muda constantemente, devido os avanços tecnológicos, às alterações na economia e na legislação, e à disponibilidade de recursos. Por tanto, considerando as alterações na administração com o tempo é necessário adaptar-se às novas exigências.
A concepção logística na empresa
A concepção logística de agrupar conjuntamente as atividades relacionadas ao fluxo de produtos e serviços para administrá-las de forma coletiva é uma evolução natural do pensamento administrativo. As atividades de transporta, estoques e comunicações Iniciaram-se antes mesmo da existência de um comércio ativo entre religiões vizinhas. Hoje as empresas realizam essas mesmas atividades a fim de dispor aos clientes os bens e serviços que eles desejam. Somente nos últimos anos é que ganhos substanciais nos custos foram conseguidos, graças à coordenação destas atividades, os ganhos potenciais resultantes de se rever a administração das atividades logísticas está transformando a disciplina numa área de importância vital para uma grande variedade de empresas.
A logística como fundamento para o comércio
A logística também tem importância numa escala global. Na economia mundial, sistemas logísticos eficientes formam bases para o comércio e a manutenção de um alto padrão de vida nos países desenvolvidos. Muitas vezes certa região detém uma vantagem sobre as demais no que diz respeito a alguma especialidade produtiva. Um sistema logístico eficiente permite uma região geográfica explorar suas vantagens inerentes pela especialização de seus esforços produtivos naqueles produtos que ela tem vantagens e pela exportação desses produtos às outras regiões. O sistema permite então que o custo do país (custo logístico e de produção) e a qualidade desse produto sejam competitivos com aqueles de qualquer outra região.
Custos logísticos são um fator – chave para estimular o comércio. O comércio entre países e entre regiões de um mesmo país é freqüentemente determinado pelo fato de que diferenças nos custos de produção podem mais do que compensar os custos logísticos necessários para o transporte entre as regiões. Enquanto algum país bem desenvolvido de alto padrão de vida tem um sistema logístico eficiente, outros países como a África apresentam sistemas de transportes e armazenagem inadequados para um comércio extensivo.
Quanto maior e mais sofisticado for seu desenvolvimento, e quanto mais baratas forem suas movimentações e armazenagem, mais livre será a troca de mercadorias e maior será a especialização do trabalho. Sem tal desenvolvimento o comércio não ocorre.
Os problemas logísticos permanecem
A importância da logística é influenciada diretamente pelos custos associados as suas atividades. O aumento do comércio internacional indica que a especialização do trabalho continua acontecendo numa escala mundial. Grandes esforços já foram feitos para o desenvolvimento
...