Mercadologica: O Outback Steakhouse
Por: Emanuellee • 19/8/2016 • Relatório de pesquisa • 570 Palavras (3 Páginas) • 2.666 Visualizações
O Outback Steakhouse é uma das cadeias de restaurantes mais bem sucedidas do mundo, um restaurante informal, com estilo que lembra o interior da Austrália. São mais de 800 restaurantes nos Estados Unidos, onde tudo começou em 1988; e outras 120 unidades em 22 países, sendo 74 no Brasil.
Para atrair clientes a equipe de Outbackers é jovem, alegre, dinâmica, leal e bastante inspirada. O Outback oferece para seus clientes um cardápio independente da região, ou estação climática; investem na padronização, para gerar engajamento de longo prazo com os clientes. O Outback tenta atrair também os clientes mirins, onde reservam alguns pratos exclusivos e amenidades como vídeos e revistinhas para colorir e levar para casa. Cada um dos restaurantes Outback participa ativamente da vida da comunidade onde está inserido, através de eventos comunitários, almoços beneficentes e outras atividades. O modo que o Outback trata todos seus clientes é para que estes não migrem para a concorrência.
O macroambiente que o Outback estar inserido é o Demográfico, visando atender a população das cidades que estão no Eixo Rio-São Paulo, todas as grandes capitais e algumas cidades médias, pois, nestes tipos e ambiente é onde estão as melhores localizações, um público grande e de várias classes sociais. A avaliação de cidades e pontos comerciais é realizada internamente pela equipe especializada do Outback. Todos os restaurantes pertencem à companhia, não trabalham com franquias. A marcha de crescimento visa atender todos os grandes mercados onde há uma necessidade de serviço cortês e personalizado, um ambiente alegre, descontraído e saudável, além de um excelente cardápio a preços moderados.
O Outback usa a estratégia de ativação de clientes que é tão eficaz que os clientes não percebem que estão fazendo parte dela, basta preencher uma pesquisa de satisfação on-line que o cliente recebe uma porção de batata frita com bacon e queijo a próxima vez que voltar ao Outback É claro que nada é de graça: para ganhar sua porção de fritas, deve-se voltar ao Outback depois de um tempo pré-determinado e pedir outro prato do cardápio para acompanhar as fritas. Essas ações garantem ao Outback uma alta taxa de retenção de clientes, dando um incentivo para seus clientes voltarem, combatendo deste modo, tanto a concorrência, como gerando estratégias para momentos de crise em determinadas regiões, sejam elas, econômicas ou políticas.
O Outback encontra um mercado favorável para se instalar no Brasil, pois,o ambiente é propício para o público alvo. Uma empresa que visa a qualidade dos serviços oferecidos, onde, suas estratégias de marketing levam em consideração clientes e mercado, resultados financeiros e a sociedade, tendo percepção da situações e análises e definição de problemas. O Brasil é um dos países onde o Outback mais cresce, justamente, pelo modo que atendem seus clientes com alegria e simpatia, características estas do povo brasileiro, e embora, o país passe por uma crise econômica e política, muitas empresas não deixam de investir no país, pois, essas empresas sabem bem estudar o mercado antes de se instalar em alguma cidade.
...