Negocios Internacionais
Por: Nerefe • 5/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.880 Palavras (8 Páginas) • 257 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS - UNIDADE 4
ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
ALEXANDRE CARDOSO DO NASCIMENTO- RA: 7126530950
MARIO ROBERTO CAMPELO – RA: 6367210893
NEILOR APARECIDO VIDAL – RA: 6765356950
GESTÃO DE NEGOCIOS INTERNACIONAIS
Profª. Ma. Monica Satoli
Profª. Tutora: Márcia R. M. Fazanni
CAMPINAS, 26 DE MAIO DE 2015
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
ALEXANDRE CARDOSO DO NASCIMENTO- RA: 7126530950
MARIO ROBERTO CAMPELO – RA: 6367210893
NEILOR APARECIDO VIDAL – RA: 6765356950
CAMPINAS, 26 DE MAIO DE 2015
INTRODUÇÃO
Falar sobre gestão de comércio internacional no Brasil é falar também da questão política e econômica da economia. Sabemos que o comércio internacional tem uma dinâmica importante e mais forte até que a produção mundial, pois os países dependem cada vez mais de produtos de outros.
Para uma empresa que exporta tornar-se competitiva é preciso aumentar a produção, reduzir custos e ampliar a participação já que o cenário econômico internacional oferece grandes oportunidades de integração. Por outro lado, as empresas enfrentam algumas dificuldades, pois para competir é preciso que o país tenha uma política tributária justa com a redução de impostos de exportação, fazendo com que o produto exportado tenha chances frente à concorrência.
Deve-se considerar que o fato de exportar deixa o país mais livre, ou seja, menos refém de outros países contribuindo para o aumento da taxa de crescimento, já que:
quanto mais um país está integrado na economia mundial, maior é a exposição à concorrência internacional, maior a absorção de tecnologias modernas, maiores as opções para os consumidores finais e de obter recursos financeiros a custos menores no mercado mundial- tudo isso contribuindo para melhorar a alocação de recursos e atingir padrões mundiais de eficiência. (VASCONCELLOS, LIMA e SILBER, 2011, P.10-11)
E por essas razões o país tem que manter a economia estável, criar condições de investimento e ampliar a abertura ao exterior. Apresentamos abaixo a proposta de exportação de um produto: o açúcar produzido pela cana e vamos analisar como isso será feito para entendermos como funciona a exportação, principalmente ao falarmos de exportações de produtos brasileiros.
1.O açúcar da cana
A cana-de-açúcar foi trazida para o Brasil logo após seu descobrimento, por volta de 1532 e desde então tem sido um elemento importante para a economia do país oferecendo ao mercado o etanol e o açúcar. O país é o maior produtor de açúcar do mundo e também o maior exportador respondendo por 61,85 do total de exportações com o menor custo de produção entre seus concorrentes.
Há uma previsão para 2019 de exportação de mais de 32 milhões de toneladas de açúcar, mostrando-se ser um campo promissor.
No Brasil o consumo de açúcar por pessoa é de 52 kg enquanto a média mundial é de 22 kg. Existem vários tipos de açúcares no mercado, mas o VHP é o tipo mais exportado- apresenta cristais amarelados e é utilizado como matéria-prima para outros processos.
Somente na safra de 2004/2005 o mercado internacional de açúcar movimentou cerca de 143,8 milhões de toneladas.
[pic 5]
E ainda há um potencial enorme de crescimento no mercado brasileiro pelo fato do país ter terras disponíveis para o plantio da cana-de-açúcar, ter a maior produção mundial, ter o maior consumo com os menores custos de produção e por dominar as tecnologias de produção.
[pic 6]
Pelas razões apresentadas acima a empresa Açucana se lançará no mercado internacional exportando o açúcar da cana.
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
De acordo com a UDOP a saca de 50 kg de açúcar tem sido vendida no exterior por 17 dólares. Pelo cálculo acima a nossa empresa conseguiria comercializar o produto por U$0,31 doláres o kg e por 16 dólares a saca de 50 kg se tornando uma empresa com um potencial competitivo no mercado internacional.
Os países que mais compram açúcar do Brasil são Rússia, Oriente Médio e África, mas pesquisas apontam que além do aumento do consumo do açúcar nesses países, os asiáticos também surgem como consumidores sendo uma excelente alternativa de exportação devido ao seu número elevado de habitantes.
2. Plano de Internacionalização
- Nome da empresa: Açucana
[pic 10]
- Localização: a empresa está localizada na cidade de Sertãozinho, estado de São Paulo
- Porte: é considerada uma empresa de porte médio tendo cerca de 2000 funcionários
- Segmento: Açúcar
- Missão: Atuar de forma segura e rentável, produzindo açúcar para atendimento dos mercados nacional e internacional, com responsabilidade sócio-ambiental.
f) Valores:
1. Integração: incentivamos a troca de informações e aproveitamento de experiências nas diversas áreas;
2. Resultados: buscamos a melhoria contínua com controle dos resultados por indicadores de desempenho;
3. Parceiros e Fornecedores: reconhecemos nossos Parceiros e Fornecedores como partes integrante no processo de atendimento, desenvolvimento e melhoria de nossos resultados;
4. Prontidão para Mudanças: inspiramos e criamos condições favoráveis a implementação de mudanças que agreguem valor á organização;
5. Empreendedorismo e Inovação: estimulamos a superação de desafios, com geração e aplicação de inovações tecnológicas que contribuam para o crescimento da empresa;
...