Negocios internacionais
Por: Ana Caroline Bortoli • 2/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.087 Palavras (5 Páginas) • 258 Visualizações
ATIVIDADE 2 (PARA ENTREGA)
- FORMAR EQUIPES (ATÉ 3 PESSOAS)
- RESPONDER AS QUESTÕES A SEGUIR, COM BASE NO CONHECIMENTO ATUAL E PESQUISA NA INTERNET.
TEMA: PRINCIPAIS MOTIVOS PARA EMPRESAS BRASILEIRAS SE INTERNACIONALIZAREM
QUESTÃO:
- CITE 10 IMPORTANTES MOTIVOS PARA EMPRESAS BRASILEIRAS SE INTERNACIONALIZAREM.
TEMA: O MUNDO DOS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS E A GLOBALIZAÇÃO
QUESTÕES:
- O QUE SÃO NEGÓCIOS INTERNACIONAIS ?
- CITE 5 SINAIS APARENTES DA GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA.
- CITE 5 BENEFÍCIOS DA GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA.
- CITE 5 DESVANTAGENS DA GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA.
TEMA: O PAPEL DA CULTURA NOS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
QUESTÕES:
- CITE 5 IMPORTANTES COMPONENTES DA CULTURA.
- POR MEIO DO QUE A CULTURA PODE INFLUENCIAR OS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS (CITE 3 MEIOS).
PRINCIPAIS MOTIVOS PARA EMPRESAS BRASILEIRAS SE INTERNACIONALIZAREM (fonte: Universidade do Sul de Santa Catarina)
O principal motivo das grandes empresas nacionais internacionalizarem-se é a manutenção das taxas de crescimento já obtidas internamente, principalmente a partir da década de 90.
Abaixo os principais motivos para internacionalização de uma empresa brasileira:
a) Busca por Liderança Global: Empresas que formalizaram investimentos no exterior por meio de fusão e aquisição permitiram um novo posicionamento à organização, caracterizando as mesmas de global player, auxiliando de maneira positiva, permitindo a valorização nos mercados acionários e na capacidade de se desenvolver em mercados financeiros.
b) Manutenção do crescimento: empresas que já dominam uma parte considerável do mercado interno possuem uma oportunidade de internacionalizar-se tornando um curto caminho para a continuidade de crescimento.
c) Acesso a Recursos Estratégicos: As organizações buscam a internacionalização como meio de garantir o acesso ao capital internacional, matérias – primas, tecnologias e Know-How.
d) Superação de Barreiras Alfandegárias: As organizações que consideram essa motivação, reconhecem os recursos financeiros de investimento direto no exterior como uma maneira de superar as barreiras tarifárias e não tarifárias.
e) Acompanhamento e Proximidade de clientes: Inclui nesse tema as organizações que reconhecerem a necessidade de se aproximar de seus principais clientes no exterior, como forma de afunilar os laços com estes mercados.
f) Estabelecimento de canais de distribuição como apoio para exportações: as organizações que encontram limites à expansão de suas vendas no exterior e / ou maximização da rentabilidade de suas vendas, devido à falta de canais de distribuição mais compatível; Além dessa contribuição, a internacionalização desse quesito contribui com o sistema de armazenamento dos produtos no exterior, facilitando também na redução de prazos de entrega para clientes no exterior.
g) Globalização e valorização da marca no exterior: As organizações consideram os ativos intangíveis como vantagem competitiva. A valorização da marca no exterior através de ações de marketing, promoção e vendas representa o maior custo do investimento externo.
h) Valorização da Marca no Mercado Interno: há a influencia da internacionalização como aspecto que contribui para o fortalecimento da marca no mercado brasileiro.
i) Internacionalização como Estratégia para a Redução de Custos: as organizações podem adotar a internacionalização das suas operações como uma estratégia de defesa, frente à grande competitividade a que estão expostas no mercado interno. Com base na valorização da taxa de câmbio e da diminuição dos preços dos produtos importados, as empresas nacionais tendem a replicar as estratégias utilizadas pelos concorrentes.
j) Internacionalização como desejo dos dirigentes: para esse item a motivação é compartilhada pelo desejo dos dirigentes das organizações.
k) Oportunidades no Exterior: Muitas empresas dão maior relevância à capacidade de atuação em vários mercados para a conquista da competitividade. Levando em consideração também a incorporação de empresas por outras mais fortes e competitivas, como forma de se estabelecer, sobreviver e ou crescer.
TEMA: O MUNDO DOS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS E A GLOBALIZAÇÃO (fonte: REVISTA ADMINISTRAÇÃO & NEGÓCIOS)
- O QUE SÃO NEGÓCIOS INTERNACIONAIS?
São negócios realizados além das fronteiras nacionais. São Transações Transnacionais.
- CITE 5 SINAIS APARENTES DA GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA.
- Conexões econômicas internacionais crescentes.
- Conexão entre crescimento econômico nacional e economias estrangeiras.
- Crescimento em número e tamanho de empresas e negócios internacionais.
- Investimento estrangeiro constante.
- Papel crescente das organizações internacionais em políticas nacionais.
- Homogeneidade cultural crescente.
- CITE 5 BENEFÍCIOS DA GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA.
- Importação com preços mais baixos e ampla variedade de produtos importados.
...