TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negocios internacionais

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Gestão de Negócios Internacionais

Aula-tema 03: Regulação do Comércio Internacional e impactos nos negócios: os acordos de defesa comercial sobre dumping, subsídios e salvaguardas.

NOME

RA

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Gestão de Negócios Internacionais

Aula-tema 03: Regulação do Comércio Internacional e impactos nos negócios: os acordos de defesa comercial sobre dumping, subsídios e salvaguardas.

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Introdução

Nesse estudo iremos comprender e analisar melhor o assunto referente  o conceito GATT e o OMC. De como surgiram e sua formação de sistema referente ao comercio internacional, e a relação entre eles e suas funções, ultilização da gestão dos negocios internacionais.

O que foi o GATT?

GATT (Acordo geral de tarifas e comércio). É um conjunto de normas e concessões tarifárias, criado em 1947 para de define, gerenciar, supervisionar e promover análises viáveis do sistema multilateral e dos acordos de comercio internacionais, vivenciando a redução de obstáculos entre as nações, como taxas e tarifas entre os membros signatários do acordo, mas começou a vigorar em janeiro de 1948 para os 23 países fundadores e permaneceu por 47 anos, sendo o único instrumento de normas e conduta para o comercio internacional.  

Como surgiu a OMC e quais suas principais características?

A OMC (Organização Mundial do Comércio) é um orgão internacional com personalidade jurídica que surgiu para desenvolver o GATT compondo o quadro jurídico de direitos e obrigações e com o objetivo de proporcionar e regulamentar o livre comércio entre as nações participantes.                              Surgiu com as atribuições de definir regras e gerenciar os acordos multilateral e plurilateral de comercio sobre serviços, bens e direitos de propriedade intelectual comercial, além de servir de fórum para a resolução das diferenças comerciais e para as negociações sobre novas questões. Ficou estabelecido, também, que a OMC supervisionaria as políticas comerciais dos países e trabalharia junto ao Banco Mundial e ao FMI (Fundo Monetário Internacional) na adoção de políticas econômicas em nível mundial. Como suas principais características estão os 5 princípios:


- Princípio da não-discriminação: É imposto o igual tratamento entre os países do grupo, sem diferenciação de produtos e serviços ofertados entre eles, ou seja, nenhum dos países membros têm privilégios perante os outros.


- Princípio da Previsibilidade: É imposto a consolidação dos serviços tarifários entre os países membros.


-
Princípio da Concorrência Legal: É imposto que o comércio internacional seja justo e transparente, onde um colabora com o outro do que tange assuntos relacionados a investimentos de um país em outro afim dos dois países prosperarem, por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (99.1 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com