Noções básicas de administração
Tese: Noções básicas de administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: martins1234 • 27/3/2014 • Tese • 1.235 Palavras (5 Páginas) • 366 Visualizações
1- Fundamentos de Administração – Descrição da Organização.
1.1. - Denominação e forma de constituição.
1.2. - Dados e fatos relevantes da origem da organização.
1.3. - Natureza e ramo de atuação.
1.4. - Informações sobre o porte da empresa.
1.5 - Relação das filiais, caso haja.
1.6 - Número de funcionários.
1.7 - Principais produtos.
1.8 - Principais fornecedores, principais insumos, matérias primas e serviços por eles fornecidos.
1.9-Principais mercados e principais segmentos desses mercados onde se encontram o cliente-alvo.
1.10-Principais concorrentes da organização e aspectos relevantes de cada um.
1.11-Organograma: quem faz parte da alta direção e os diferentes elementos da estrutura organizacional.
2- Análise de Recursos Humanos:
2.1 - Desenhar o organograma da empresa e identificar o posicionamento de RH
2.2 - Descrever o modelo de gestão de pessoas utilizado pela empresa
2.3 - Apresentar as ferramentas de recrutamento e seleção que a empresa utiliza
2.4 - Descrever o processo de seleção que a empresa utiliza
2.5 - Apresentar o planejamento estratégico para o desenvolvimento de recursos humanos para a empresa.
3- Aspectos relacionados à disciplina de MERCADOLOGIA
3.1-Como foi identificado o público alvo da empresa para a definição do seu conjunto de produtos
3.2-Como é feita a avaliação de satisfação do cliente. Caso este tipo de avaliação não esteja implantado na empresa, descreva que falta faz ao processo de crescimento da empresa.
4- Aspectos relacionados à disciplina de CONTABILIDADE
4.1 - Apresentar e comentar a estrutura do balanço e demonstrativo de resultados da empresa pesquisada.
5- Aspectos relacionados à disciplina de DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS:
5.1 Descrever as estratégias que a empresa pesquisada utiliza para desenvolver a motivação, trabalhos em equipe e liderança entre seus funcionários.
1.1 - Fundamentos de Administração – Descrição da Organização
1.1.1 - Denominação e forma de constituição
O SESI (Serviço Social da Indústria) presente no Ceará desde 1947 é considerado o braço social da indústria. Trabalha com projetos e ações voltadas para as áreas da educação, saúde, lazer e responsabilidade social empresarial.
1.1.2 - Dados e fatos relevantes da origem da organização
A década de 1940 significou para o Brasil um período de adaptação às recentes mudanças no cenário interno e externo: a renúncia de Getúlio Vargas, o fim da Segunda Guerra Mundial, a posse de Eurico Gaspar Dutra na presidência da República e o crescimento da industrialização. Era uma época com perspectivas de liberdade e democracia. Por outro lado, aumentavam as tensões sociais – reflexo de problemas nos setores de alimentação, saúde, transportes e habitação. Entre os empresários da indústria, da agricultura e do comércio estava clara a necessidade de criar um plano de ação social para o Brasil. Exposto na Carta Econômica de Teresópolis, de 1945, o pensamento ganhou força após uma reunião de sindicatos patronais e empregados de Minas Gerais. Ali, elaborou-se a Carta da Paz Social, amparada pelos princípios de solidariedade social que norteariam a criação do SESI. O Decreto-Lei nº. 9.403, assinado por Gaspar Dutra em 1946, atribuiu à Confederação Nacional da Indústria (CNI) a criação, direção e organização do Serviço Social da Indústria (SESI). Para isso, foi decisiva a liderança do empresário Roberto Simonsen, em São Paulo, e Euvaldo Lodi, no Rio de Janeiro. Foram eles que despertaram o governo para a necessidade de promover a integração e a solidariedade entre patrões e empregados. No dia 1º de julho de 1946, nasceu efetivamente o SESI, uma entidade de direito privado, mantida e administrada pela indústria. Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do industriário e seus dependentes, suas atividades sempre incluíram a prestação de serviços em saúde, educação, lazer, cultura, nutrição e promoção da cidadania. Inicialmente classificadas como Delegacias Regionais, os Departamentos Regionais do SESI nos estados brasileiros foram surgindo gradualmente. Ao longo dos anos, cada região foi se destacando em áreas específicas. Hoje, no entanto, todos os Departamentos do SESI nos 26 estados e no Distrito Federal são percebidos pelos empresários locais como parceiros para o desenvolvimento social de suas indústrias e de seus funcionários.
1.1.3 - Natureza e ramo de atuação
Determinado pelo ministério da educação (MEC) as áreas são divididas em
• Educação
• Saúde
• Esporte e Lazer
• Cultura
• Responsabilidade Social
1.1.4 - Informações sobre o porte da empresa
A sociedade e a indústria se transformaram muito nos últimos 60 anos. Novos conceitos, ferramentas e necessidades trazem desafios continuamente, mas alguns valores não mudam. Para o SESI, o conceito de qualidade de vida sempre esteve atrelado à educação, à saúde, à cultura, ao lazer e ao esporte. Ser um agente de serviço social da indústria significa permitir que o trabalhador e a comunidade tenham acesso a benefícios e facilidades que ultrapassam os portões das indústrias. Presente em todas as regiões e com profissionais qualificados, o SESI oferece serviços e produtos que atendem a demanda do setor industrial e contribuem para o desenvolvimento sustentável do país.
...