O Bacharelado em Administração 1° Período
Por: Marizete Santos • 25/3/2020 • Exam • 583 Palavras (3 Páginas) • 107 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO
CAMPUS CAMPOS BELOS
Discente: Marizete Pereira Lima Santos
Docente: Keila Mara de Oliveira
Curso: Bacharelado em Administração 1° Período
Atividade 2
Identifique ações que representam o processo administrativo abordando cada função da administração.
Administrar uma empresa, não é ter dom, é preciso ter conhecimento e dedicação, para desenvolver bem todo o processo administrativo com eficiência e eficácia, e esse processo se divide em quatro funções:
Planejamento: é a função no qual o empreendedor planeja todos seus objetivos e também os meios utilizados para alcança-los, estando atento aos cenários que podem atingir as organizações. O planejamento se divide em três níveis, o estratégico (longo prazo), tático (médio prazo), e o operacional (curto prazo).
No livro o segredo de Luísa, a ação desenvolvida por ela foi o plano de negócio, estudou o ambiente buscando informações sobre o porque de existir da empresa, qual seria sua particularidade, quem seria seus concorrentes, quais as qualidades dos produtos já ofertados no mercado, o publico alvo, o local de distribuição, o tipo de embalagem do produto, que tipo de produto seria ofertado, o custo do produto e o investimento. Luísa fez pesquisas de campo com futuros clientes, fornecedores, comerciantes concorrentes enfim, buscou obter o maior número de informações possíveis, com essas informações em mãos ela estaria pronta para tomar a melhor decisão.
Organização: É a função em que o empreendedor observa quais são os recursos disponíveis, (financeiros, humanos e materiais), e define os materiais utilizados e as atividades exercida entre cada pessoas na organização.
Com o planejamento financeiro Luísa pode observar que ela não teria recurso suficiente para abrir a empresa GMA(Goiabada Maria Amália), então buscou por meios no qual poderia ajudá-la nessa situação, percebeu que o empréstimo no banco ficaria impossível devido ter que dar uma garantia real, procurou por pessoa que se interessasse entrar de sócio com ela, e encontrou um empresário que propôs condições que caberia bem no seu planejamento, ela aceitou e conseguiu abrir a sua fábrica.
Direção: É onde os líderes direciona as equipes para a execução do planejamento, ou seja, as lideranças precisam estár encaminhando e motivando suas equipes para um bom desempenho do desenvolvimento do trabalho, para que chegue aos objetivos planejados.
Controle: é onde os administradores controlam o desempenho dos recursos para obter os resultados esperados pela organização, ou seja, é onde pode constatar o que está dando certo ou errado, fazendo assim a correção e o controle adequado para que se cumpra que foi planejado.
O livro deixa bem claro que Luiza sempre se preocupou com o controle e a direção da empresa GMA, tanto que fez um excelente planejamento de todos os ganhos e gastos para o período de cinco anos podendo mensurar o que poderia estar sendo feito de errado quando os cálculos saíam do controle, fazendo a correção para que pudesse chegar aos seus objetivos, um bom exemplo foi o controle de qualidade que a empresa adquiriu em seus produtos, conseguindo importar para países com alta exigência de qualidade nos produtos. Luísa sentia prazer em acompanhar todo os processos de sua fábrica, quando surgia qualquer desafio ela não se abalava, sentia se mais forte para lutar, conseguindo assim o reconhecimento de todos e a realização dos seus sonhos.
...