O Balanço Patrimonial
Por: alan173 • 14/6/2015 • Trabalho acadêmico • 641 Palavras (3 Páginas) • 271 Visualizações
Cap 09 - Balanço Patrimonial
A peça contábil que retrata a posição das contas de uma entidade após os lançamentos das operações de um período, retrata todos os posicionamentos e ajustes a serem feitos chama-se Balanço Patrimonial.
Assim o balanço patrimonial é a mais importante demonstração contábil de posição das contas num determinado momento. Podemos imaginar a estrutura e a hierarquia do sistema contábil da seguinte forma:
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11][pic 12]
Princípios fundamentais: representa a cúpula do edifício contábil.
Processamentos contábeis e ajustes: correspondem à fase de acumulação sistemáticos registros de operações.
O principal relatório é o Relatório de Posição que representa a posição de uma entidade num determinado momento que se refere a suas principais contas, sendo uma delas o Balanço Patrimonial.
Os Relatórios de fluxos representam o que aconteceu em determinadas contas durante um período. Sendo assim temos os Relatórios de Receitas e Despesas e a Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos, que são importantíssimos relatórios de fluxos. E um Terceiro relatório importante é o popular Fluxo de Caixa. já os relatórios de Comparação e Exceção pertencem ao campo da Contabilidade Gerencial.
O balanço patrimonial não dispensa as categorias de ativos e passivos do patrimônio líquido que se compõe. Sendo assim o lado esquerdo do balanço usado tradicionalmente para o ativo. O lado ativo e o lado passivos são divididos em dois grupos Circulantes e Não Circulantes.
O CFC dedicou a NBC-T-3 ao tratamento e estruturação das Demonstrações Contábeis em geral. A NBC-T-3 trata de Disposições Gerais sobre demonstrações contábeis e a NBC-T-3-2 trata especificamente do Balanço Patrimonial.
NBC-T-3 – Conceito, conteúdo, estrutura e nomenclatura das demonstrações contábeis.
3.2.1 – Conceito
3.2.1.1 – O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, quantitativa e qualitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade.
3.2.2 – Conteúdo e Estrutura
3.2.2.1 – O Balanço Patrimonial é contituído pelo ativo, passivo e Patrimônio Líquido.
3.2.2.2 à 3.2.2.9 – Informações sobre contas do ativo e contas do passivo, direitos e obrigações do grupo circulante, direitos e obrigações do grupo não circulante, ciclo operacional, saldos devedores e credores, entre outros.
3.2.2.10 – As contas que compõe o ativo devem ser agrupadas, segundo sua expressão qualitativa em:
I. Circulante
Disponível
Créditos
Despesas Antecipadas
Outros valores e Bens
II. Ativo Não Circulante
Realizável a Longo Prazo
III. Permanente (Extinto pela lei nº 11.941/09)
Investimentos
Imobilizado
Diferido (Extinto pela MP 449/08)
Intangível (Incluído pela Lei nº 11.938/07)
3.2.2.11 – As contas que compõe o passivo devem ser agrupadas, segundo sua expressão qualitativa, em:
...