O CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Projeto de pesquisa: O CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: beatriz_de_souza • 12/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.173 Palavras (5 Páginas) • 496 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4
2.1 TEÓRICO QUE DESENVOLVEU 4
2.1.1 Principais mudanças ao longo do tempo 5
3 CONCEITO DE PATRIMÔNIO 6
4 CAPITAL SOCIAL 7
4.1 CAPITAL DE TERCEIROS 7
5 ANALISE DE MERCADO 8
6 DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO 9
7 ESTRUTURA DE MERCADO; 10
8 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL; 11
9 CONCLUSÃO 12
REFERENCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
Será abordado através deste o Contexto Empresarial seus conceitos e objetivos e objetos como conceito de Funções Administrativas, Conceito de Patrimônio, Fontes de recursos como o Capital Social e de terceiros, Análise de Mercado, Demanda, oferta e equilíbrio de mercado, Estruturas de Mercado, Contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social.
2 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
As funções administrativas são divididas em Planejamento, Organização, Direção, e Controle.
O Planejamento é definido como a atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado.
A Organização é reunir e coordenar os recursos necessários para atingir um objetivo, como a empresa irá se estruturar para atingir seus objetivos.
A Direção está relacionada em como as pessoas serão guiadas, como elas serão influenciadas para que suas atividades sejam executadas de acordo com o esperado.
O Controle está diretamente relacionado com o planejamento, pois ele irá assegurar que o objetivo planejado seja atingido.
2.1 TEÓRICO QUE DESENVOLVEU
Um dos primeiros escritores a definir as funções básicas do administrador foi Fayol, que definiu como principais funções: planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar, mas atualmente um dos principais e conhecidos nomes da administração é Peter Drucker, que retrabalhou essas funções e hoje ficaram conhecidas como Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.
Através de Peter Drucker as principais administrativas são:
- Fixar objetivos;
- Analisar;
- Solucionar problemas;
- Organizar recursos;
- Comunicar, dirigir, e motivar;
- Negociar;
- Tomar decisões; e
- Avaliar.
2.1.1 Principais mudanças ao longo do tempo
A administração surgiu como ciência somente no século XX foi encontrado na antiguidade obras que demonstravam a utilização de estruturas organizadas. Na antiguidade existia um preconceito e relação ao trabalho que era vinculado á atividade escrava.
Na idade média a visão era que tudo era controlado por Deus, as famílias produziam para o seu próprio consumo, tinham alguns artesões independentes que vendiam a sua produção em um mercado pequeno.
Na idade moderna as principais mudanças vieram de Francis Bacon Descartes tem os fundamentos que conhecemos hoje como osm.
Ainda na idade média tiveram duas influências a da Igreja e o exército.
A Igreja foi destacada por ser autoritária e ter uma capacidade por ser autoritária e ter uma capacidade de liderança muito forte.
Do século XVI ao XVII as organizações industriais eram compostas de sistemas domésticos, onde artesões e seus funcionários produziam. Mas nessa época já não comercializavam tanto.
Na sociedade antiga o processo industrial não era valorizada segundo Helboner e Milberg.
A revolução industrial foi um marco muito grande para administração pois surgiram as maquinas. Foi dividida em duas etapas.
3 CONCEITO DE PATRIMÔNIO
O patrimônio é tudo que uma empresa tem. São os bens, direitos e obrigações. É o objetivo de estudo da contabilidade. Existe 2 aspectos de patrimônio o qualitativo e o quantitativo.
O qualitativo compõem como dinheiro, valores a receber e o quantitativo são os valores patrimoniais.
Os principais autores foram Ferreira 1994 que diz que a parte jurídica e o material da azienda.
Segundo Padoveze 2000 é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém.
E o Conselho Federal da Contabilidade 2006 existem dois aspectos do patrimônio: o qualitativo e o quantitativo.
4 CAPITAL SOCIAL
O Capital Social dentro de uma determinada empresa são os primeiros recursos para que uma empresa consiga dar seus primeiros passos iniciar suas atividades é o dinheiro inicial que cada sócio contribui para o inicio das atividades.
4.1 CAPITAL DE TERCEIROS
O Capital de terceiro são recursos de pessoas externas dentro da entidade como por exemplo fornecedores, tributos a pagar
5 ANALISE DE MERCADO
A Analise de mercado é o local onde produtores e consumidores se reúnem um determinado local zona ou região econômica.
O mercado tem vários aspectos, tais como a atuação conjunta e simultânea da oferta e da demanda. Como o objetivo de determinar o preço de mercado e a quantidade a ser negociada de um produto.
6 DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO
“Segundo Vasconcellos Garcia, a demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de um determinado bem ou serviços que os consumidores desejam adquirir em determinado período
...