O Desenvolvimento Pessoal
Por: Le Rocha • 22/7/2015 • Trabalho acadêmico • 2.671 Palavras (11 Páginas) • 147 Visualizações
Up Center Vila Formosa
Administração e Gestão de Negócios
Desenvolvimento Pessoal
Letícia Rocha Pereira da Silva
SÃO PAULO
2013
Sumário
Introdução...........................................................................................3
Resumo............................................................................................4
Conclusão........................................................................................10
Referências bibliográficas................................................................11
Introdução
O trabalho apresentado a seguir refere-se ao livro Como Motivar Sua Equipe de Anne Bruce que instrui o profissional a desenvolver no seu ambiente de trabalho um ambiente produtivo e positivo entre colaboradores e gerente.
Resumo
O livro tem como objetivo instruir gerentes a coordenar suas equipes num ambiente de trabalho.
Além de dar exemplos de empresas de grande sucesso com suas estratégias com a Disney e a rede de cafeteria Starbucks.
Com capítulos que contém perguntas que ajudam o profissional a se preparar para lidar com equipes. Suas dúvidas e receios são facilmente esclarecidos com a forma didática de explicar e expor situações cotidianas dentro de uma empresa.
“Pensando na motivação da uma perspectiva gerencial, é muito importante ter a seguinte visão: você pode não conseguir motivas as pessoas, mas pode influenciá-las a fazer as coisas com mais entusiasmo”
Essa frase está na primeira página do livro, como uma forma de impulsionar o leitor a se motivar dentro de uma equipe e motivá-la.
Dividido em 25 capítulos que explicam todos as formas de liderar uma equipe dentro de uma empresa e histórias das empresas de sucesso pelo mundo:
A história do Starbucks
‘’ Todo dia, seguimos para o trabalho esperando fazer duas coisas: dividir um ótimo café com nossos amigos e ajudar a tornar o mundo um pouquinho melhor. Já era assim quando a primeira Starbucks abriu em 1971 e continua sendo assim até hoje.’’
Naquela época, a empresa era uma única loja no histórico Pike Place Market de Seattle. Em sua fachada estreita, a Starbucks oferecia alguns dos melhores cafés em grãos inteiros recém-torrados do mundo. O nome, inspirado em Moby Dick, evocava o romance do alto-mar e a tradição dos navegadores que primeiro comercializaram o café.
Em 1981, Howard Schultz (presidente, CEO e presidente do conselho da Starbucks) entrou pela primeira vez em uma loja Starbucks. Já no primeiro copo de Sumatra, Howard ficou empolgado com a empresa, na qual ingressou um ano mais tarde.
Um ano depois, em 1983, Howard viajou para a Itália e se encantou com as cafeterias italianas e o aspecto romântico da experiência de tomar café. Ele teve a visão de levar a tradição das coffehouses italianas para os Estados Unidos. Um lugar para conversar, com um senso de comunidade. Um lugar intermediário entre trabalho e casa. Howard saiu da Starbucks por um breve período para abrir sua própria cadeia de cafés, Il Giornale, e retornou em agosto de 1987 para comprar a Starbucks com ajuda de investidores locais.
Desde o início, a Starbucks se propunha a ser um tipo de empresa diferente, que não apenas celebrava o café e sua rica tradição, mas também trazia um sentimento de conexão.
Nossa missão é inspirar e nutrir o espírito humano – uma pessoa, uma xícara de café e uma comunidade de cada vez.
Atualmente, com mais de 15 mil lojas em 50 países, a Starbucks é a mais importante empresa mundial de torrefação e venda de café especial. E, com cada xícara, nos esforçamos para dar vida ao nosso legado e a uma experiência excepcional.
Com histórias como essa, o livro mostra que é possível obter sucesso em vários aspectos e ensina como criar um ambiente de trabalho positivo entre a equipe e seu superior com produtividade.
“O segredo de uma empresa que sobrevive e prospera por várias décadas, ou mesmo séculos, está no grupo de executivos que aprendeu a se adaptar às mudanças no cenário corporativo – às vezes até se antecipando às transformações que ocorrem a seu redor.” Ou seja, o empreendedor deve sempre estar atento as mudanças que ocorrem e buscar sempre se adaptar a elas para estar sempre em evidência no mercado.
Uma dessas adaptações em que o empreendedor deve estar atento é quanto a tecnologia disponível como as conferências feitas a distância para se esclarecer casos de emergência por exemplo.
Estimular a responsabilidade dentro de uma equipe é um ponto forte destacado no livro, ensina o gerente a estimular a equipe a realizar seu trabalhos no prazo estabelecido e sempre tentando superar seu próprio limite e fazendo cada vez melhor.
Estar sempre confiante do que está fazendo e do que se quer para o futuro da sua empresa, é com certeza um dos pontos que faz com que todos os envolvidos no projeto sejam incentivados a colaborar mais. Visando e planejando sempre um futuro promissor e produtivo.
Selecionar as pessoas certas para cada cargo, manter os melhores profissionais sempre e estar em sintonia com a equipe é certamente um dos pontos para se conquistar o que deseja dentro de uma empresa.
Conquistar a confiança dos colaboradores motiva os profissionais sempre a estarem ajudando o crescimento da empresa, a fazer o seu trabalho com mais vontade e confiança.
Estabelecer recompensas e a cada meta de desempenho pode ser algo positivo de imediato, porém quando se trabalha somente sobre prêmios, se torna algo vicioso e quando a empresa não puder estabelecer nenhum prêmio pela meta atingida, a equipe se sentirá desmotivada a fazer algo, o que pode levar a uma queda na produção da empresa.
...