O Dossiê Liderança
Por: Pricilaoliveira • 30/4/2017 • Dissertação • 1.037 Palavras (5 Páginas) • 267 Visualizações
[pic 1]
Questões - Dossiê Liderança
Curso: Ciências Contábeis
Matéria: Introdução a Administração
Professor: Juliano Uecker de Lima
Aluna: Pricila de Oliveira Scapin
1) Qual o papel do líder em um ambiente dinâmico e de constante mudança? Comente sua resposta com base no pensamento arquitetônico, arquitetar problemas, comportamento de arquiteto, arquitetura do ambiente e arquitetura da mudança.
O líder, é aquele que tem papel de liderar os demais, ele pode ser um gestor, um dirigente, uma pessoa encarregada de mostrar o caminho e ainda de trilhar esse caminho junto com os seus subordinados dependendo de seu estilo de liderança. O líder é aquele que tem o poder de exercer influência sobre outras pessoas. Em um ambiente de constantes mudanças, ele deve motivar sua equipe, mostrar que está ali disponível para o que precisarem, traçando um objetivo e buscando com o auxílio dos demais a melhor forma de o alcançar
Para o pensamento arquitetônico, o gestor, deve se comparar a um engenheiro, sendo assim, ele terá metas terá que desempenhar seu trabalho com muita eficiência. Já o líder seria algo completamente diferente, com foco em mudar o que fazemos e como fazemos, o que lhe requer trabalhar fora das metas e procedimentos definidos.
Em arquitetar problemas, entendemos que o líder tem o papel de identificar problemas interessantes e repassar para que as pessoas resolvam. Outra modalidade interessante dessa abordagem, é a forma com que se trabalha, tendo menos hierarquia e mais parceria, dessa forma não apenas se passa problemas complexos para os outros resolverem, mas também se senta junto e ajuda na resolução.
Comportamento de arquiteto se refere a agir como arquiteto mesmo, ter a mesma facilidade e agilidade que os arquitetos tem para identificar problemas e apontar soluções, são quatro os requisitos: criar capacidade para que as informações fluam em todos os sentidos; provocar ruptura na organização para que ela seja constantemente desafiada; descobrir como manter a organização coesa, por meio de significado ou de propósito; e fazer grandes perguntas de forma que os demais sintam que são convidados a fazer parte da solução.
Arquitetura de ambiente o líder não deve ser o protagonista, ele deve agir por trás, fora de cena e permitir então que os esforços de sua equipe ganhem o merecido reconhecimento.
Arquitetura de mudanças: trata se de colocar o colaborador no centro de tudo, fazer com que ele se sinta importante e sinta prazer em fazer parte dessa empresa, consequentemente seus esforços e desempenhos serão melhores.
2) Quais são os 3 modelos de liderança que levam a formação do modelo de líder integral?
Modelo Gestão, onde se acredita que pessoas e grupos devem ser gerenciados, que reuniões devem possuir pauta, que membros de equipes devem ter tarefas definidas e prazos a cumprir. É onde se encontra os elementos de planejamento, organização e controle.
Modelo Direção: Surge a necessidade de o líder não ser só mais um gestor, mas também dirigir. Encontramos aqui os elementos visão, alinhamento e motivação.
Modelo Engajamento: Devido a esse mundo nada estável, os lideres precisam de pessoas engajadas com seu trabalho, aquelas que respondem e reagem sempre que necessário, não apenas quando alguém pede. Aliados ao engajamento, temos envolvimento, clareza e valores.
Para completar esses três modelos “Gestão, Direção e Engajamento”, surge o modelo de líder integral que é na verdade a junção de todos os elementos, o líder que manter todos os elementos alinhados verá que um reforça o outro e certamente será um líder efetivo capaz de trilhar pelos caminhos pedregosos da atualidade.
3) Como pode-se identificar o líder total? Quais são os comportamentos necessários deste estilo?
O líder total é aquele que é equilibrado, é quem sabe dar atenção para todos os aspectos de sua vida, sabe equilibrar a vida profissional com a pessoal, não deixando a desejar em nenhuma delas e não sendo egoísta, o líder total separa um tempo para si e para a família, o que faz dele um gestor ainda melhor e com resultados mais positivos, diferente dos líderes normais, que geralmente focam apenas em seu trabalho, que também alcançam resultados satisfatórios, porém não se sentem completos ou satisfeitos.
...