O ESG - Coca cola
Por: anna.amorim • 12/12/2021 • Projeto de pesquisa • 1.042 Palavras (5 Páginas) • 180 Visualizações
O QUE É ESG?
ESG é a pratica de uma gestão e políticas que visão diminuir os impactos ambientais e de uma administração mais justa e responsável e pode ser usado como critério de investimento apoiando-se nos fatores ambientais, socias e de governança.
Como surgiu o ESG?
A sigla surgiu através de um relatório chamado “Who Cares Wins” (“Ganha quem se importa”) em 2004, em uma iniciativa das nações unidas. Com um total de 20 instituições financeiras reunidas, de 9 países, desenvolveram diretrizes e sugestões de como incluir o ESG, na gestão de ativos, serviços de corretagem de títulos e pesquisas relacionadas ao tema. O relatório conclui que a incorporação desses fatores aos mercados financeiros produzirá mercados mais sustentáveis e melhores resultados sociais.
A sigla, em inglês, significa Environmental, Social and corporate Governance (ESG), algo como as melhores práticas ambientais sociais e de governança em português, seria como as convicções que direcionam as empresas que aderem a causa devem seguir cada um deles.
E (environmental, em inglês) refere as práticas referentes ao meio ambiente e sua conservação atuando em temas como: Escassez de água; Gestão de resíduos; Eficiência energética; Desmatamento; Biodiversidade; Poluição do ar e da água; Aquecimento global e emissão de carbono.
S (social, em inglês)
Refere há como a empresa se comporta nas relações humanas, não só funcionários, como clientes e outas pessoas que fazem parte ao redor da empresa. E isso pode ser demostrado através de: Diversidade da equipe; Engajamento dos funcionários; Proteção de dados e privacidade; Relacionamento com a comunidade; Satisfação dos clientes; Respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas.
G (governance, em inglês)
É como a empresa é governada, por exemplo: Estrutura do comitê de auditoria; Composição do Conselho; Relação com entidades do governo e políticos; Conduta corporativa; Remuneração dos executivos; Existência de um canal de denúncias.
2. COCA-COLA
Para este caso, ao dissertar sobre ESG, usaremos a marca Coca Cola, como exemplo.
A Coca cola, que carrega como carro chefe um refrigerante a base de água gaseificada, açúcar, extrato de noz de cola, cafeína, é produzido desde 1893, e se tornou líder de mercado em 2011, quando foi considerada a marca mais famosa do mundo, podendo ser encontrada em mais de 200 países ao redor do mundo e nesta época, já havia vendido 1,8Bi de doses.
Como contribuição para a publicidade e engajamento de um “mundo moderno”, a Coca Cola tornou-se a própria face do mundo moderno nos Estados Unidos, é peça chave em vários filmes como, One, Two, Three, The Coca-Cola Kid e de Os Deuses Devem Estar Loucos e músicas como, Come Together (Beatles), geração Coca Cola (Legião Urbana), entre outras.
Além disso, a marca, é pioneira em propagandas natalinas, onde somente ao ver cores, sabemos que é um comercial da Coca-Cola, geralmente promovida por ursos polares, músicas "chicletes", e mensagens em contexto familiar e amoroso, todo natal a marca promove novos comerciais memoráveis.
Além de tudo isso, a Coca cola contribui para gerar memórias culturais, trazendo iniciativas como o Colecionismo, um exemplo disso, vem das latinhas que contém letras do alfabeto, onde tornava-se uma meta pessoal encontrar a latinha com a letra do seu nome ou da pessoa amada!
Contudo, a marca The Coca Cola não representa somente esta parte do mercado, sendo dona também dos seguintes nomes: Pepsi, Kuat, Sprite, Fanta e outras.
Entretanto, o produto escolhido para este artigo com o tema de ESG, é o caso da garrafa retornável da Coca-Cola, um fenômeno no Brasil!
3. Garrafa retornável
Apenas olhando em volta em seu bairro ou em qualquer outro lugar do Estado brasileiro você
...