O Endomarketing Para Crescimento das Empresas
Por: Ricardo Alves Felippe • 7/3/2020 • Trabalho acadêmico • 384 Palavras (2 Páginas) • 296 Visualizações
Endomarketing para crescimento das empresas.
No passar dos anos, os avanços tecnológicos e de gestão de marketing passaram a influenciar diretamente as políticas de RH das empresas. A busca por profissionais diferenciados que “vistam a camisa” da empresa se torna cada vez mais difícil. Por outro lado, a empresa vem desenvolvendo ações de endomarketing, para reter colaboradores comprometidos com as atividades da empresa, o que os torna cada vez mais importante como se fosse patrimônio institucional. Mas afinal, o que é Endomarketing? Como essa ferramenta vem criando cada vez mais relevância no crescimento das empresas?
O Endomarketing foi criado como marketing voltado para o ambiente das organizações na década de 80, nos EUA, tendo como principal premissa a seguinte: Transformar os empregados em promotores. A princípio, parecia simples, antecipar produtos e serviços ao público de empregados antes de ser levado ao mercado. Pois, dessa maneira, todos os empregados estariam cientes, das qualidades e defeitos do produto, aumentando assim chance de sucesso. No presente, com a grande velocidade de evolução dos negócios, surgem serviços em decorrência do aparecimento de novas necessidades dos consumidores, vindo a transformar as empresas, trazendo grande importância ao Endomarketing podendo influenciar diretamente o crescimento organizacional, metodológico e principalmente do lucro.
Hoje em uma nova perspectiva, o Endomarketing começa a ter espaço de importância nas cúpulas e nas organizações empresariais. Para que isso ocorra mais rapidamente, é necessário motivar empregados a “entrar no time”, não só como mão de obra direta, mas como o contribuinte de ideias importantes para as estratégias das empresariais. A organização por outro lado deve se estruturar a ponto de reter pessoas que tenham perfis de adaptar-se rapidamente as mudanças de cenários dos mercados.
Assim, a fim das empresas conseguirem crescer gerando mais valor, é necessário traçar estratégias envolvendo principalmente colaboradores comprometidos que se adaptam rapidamente as tecnologias atuais. Já as corporações têm como desafio para o crescimento, a busca e retenção desses profissionais que são cada vez mais importantes para os resultados das empresas.
Bibliografia:
Giannini, Roberta
Fundamentos de marketing [livro eletrônico] /
Roberta Giannini. – 4. ed. Rio de Janeiro: UVA, 2016. Pág. 60 a 80
KOTLER, Philip.
Marketing para os século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Ediouro, 2009
...