O “HOMEM” UTILIZA CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO APENAS A PARTIR DO SÉCULO XX ?
Tese: O “HOMEM” UTILIZA CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO APENAS A PARTIR DO SÉCULO XX ?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edinho78 • 30/4/2013 • Tese • 1.253 Palavras (6 Páginas) • 873 Visualizações
1. O “HOMEM” UTILIZA CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO APENAS A PARTIR DO SÉCULO XX ?
A história da Administração iniciou-se na Suméria por volta do ano 5.000 a.C.
quando os antigos sumerianos procuravam melhorar a maneira de resolver seus
problemas práticos,exercitando assim a arte de administrar..
Bem então isso quer dizer que a administração vem antes de a.C,isso é natural.
Por que tudo o que você vai fazer tem que se (administrado) mesmo que não seja
planejado.
2. O QUE É “ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA”?
Administração.Participativa é uma filosofia ou política de administração de pessoas,ela por sua vez tem como finalidade agregar os colaboradores das empresas para ajudar nas
decisões tomadas,resoluções de problemas e aprimora a satisfação e a motivação no trabalho,e isso é um ponto forte para melhorar o desempenho da empresa e ajuda na competitividade das organizações.
3. O QUE É “SINERGIA”? O QUE É “EMPATIA”?
Sinergia deriva do grego synergía, cooperação < sýn, juntamente com érgon, trabalho. É definida como o trabalho ou esforço coordenado de vários subsistemas na realização de uma tarefa complexa ou função.
Quando se tem a associação concomitante de vários dispositivos executores de determinadas funções que contribuem para uma ação coordenada, ou seja a somatória de esforços em prol do mesmo fim, aí está havendo sinergia.
Em fisiologia define-se como o acto simultâneo de diversos órgãos ou músculos para o mesmo fim.
Em teoria de sistemas pode-se definir como a convergência das partes de um todo que concorrem para um mesmo resultado.
Genericamente define-se como o efeito resultante da acção de vários agentes que actuam da mesma forma, cujo valor é superior ao valor do conjunto desses agentes, se actuassem individualmente.
EMPATIA não é solidariedade, ou mesmo entender as palavras usadas. Você ouve procurando captar o significado e o sentimento. Ouve para descobrir o comportamento. Usamos os dois hemisférios do cérebro para se ter empatia. Portanto, OUVIMOS com o corpo inteiro, sentimos realmente as aflições, desejos e necessidades do outro.
4. COMO É CONSTITUÍDO O “PROCESSO ADMINISTRATIVO”?
O PROCESSO ADMINISTRATIVO PRIMÁRIO É FORMDO POR 4 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS:O PLANEJAMENTO,A ORGANIZÇÃO,A DIREÇÃO EO CONTROLE.
O PLANEJAMENTO É A PRIMEIRA FUNÇÃO ADMINISTRATIVA,QUE DETERMINA QUAIS SÃO OS OBJETIVOS A SEREM ATINGIDOS E O QUE DEVE SER FEITOPARA ALCANÇÁ-LOS.NENHUMA EMPRESA PODE TRABALHAR NA BASE DO IMPROVISO.É ESSENCIAL ESTABELECER OS RESULTADOS FUTUROS QUE SE PRETENDE ATINGIR.
A ORGANIZAÇÃO É A FUNÇÃO ADMINISTRTIVA LIGADA AO ATO DE ORGANIZAR,ESTRUTURA E INTEGRA RECURSOS E DEPARTAMENTOS INCUMBIDOS DE SUA ADMINISTRAÇÃO,ESTABELECENDO SUAS ATRIBUIÇÕES E INTERRELAÇÕES.FAZ PARTE DA ORGANIZAÇÃO,POR EXEMPLO,DETERMINAR AS ATIVIDADES ESPECIFICAS NECESSÁRIAS ÁS PESSOAS E SEUS CARGOS.
O PAPEL DA DIREÇÃO É ACIONAR E DINAMIZAR A EMPRESA,OU SEJA,FAZER AS COISAS ANAREM E ACONTECEREM.A DIREÇÃO,COMO UMA DAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS,ESTA RELACIONADA COM COLOCAR AS PESSOAS EM AÇÃO.
O CONTROLE COMO FUNÇÃO ADMINISTRATIVA TEM A FINALIDADE DE ASSEGURAR QUE OS RESULTADOS DAQUILO QUE FOI PLANEJADO,ORGANIZADO E DIRIGIDO SE AJUSTEM TANTO QUANTO POSSÍVEL AOS OBJETIVOS ESTABELECIDOS.O CONTROLE É UM PROCESSO CÍCLICO COMPOSTO DE QUATRO FASES:ESTABELECIMENTO DE PADRÕES:OBSERVAÇÃO DO DESMPENHO.
5. O QUE SIGNIFICA “ÄMBIENTE EMPRESARIAL”?
O ambiente internacional em seus diversos aspectos vem-se modificando e tornando-se mais competitivo e exigente. As empresas, em resposta às novas exigências ambientais, estão passando por mudanças profundas, e como não poderia deixar de acontecer, os processos de mudança têm impactado a economia e as empresas de forma geral.
Nesse intenso movimento de mudanças, o processo de gestão empresarial passa por novos desafios e os gestores passam a trabalhar com novos modelos de decisão. As preocupações de certa forma sempre existiram, todavia o ambiente as tornou mais agudas e o estágio atual de avanço tecnológico tem propiciado o desenvolvimento de instrumentos e métodos operacionais mais eficientes.Na era atual a riqueza é produto do conhecimento. O conhecimento e informação, não apenas conhecimento científico, mas a notícia, a opinião, a diversão, a comunicação e o serviço, tornam-se matérias-primas
básicas e os produtos mais importantes da economia.
6. O QUE É “PRODUTIVIDADE”?
A PRODUTIVIDADE É A QUALIDAE DAQUILO QUE É PRODUTIVO. DE ACORDO COM O DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA,TRATA-SE DA EFICIÊNCIA NA PRODUÇÃO DE ALGO,ISTO É,DO RENDIMENTO,OU DA RELAÇÃO ENTRE UMA DETERMINADA QUANTIDADE PRODUZIDA E DOS FATORES NECESSÁRIOS PARA PRODUZI-LOS.
NA ECONOMIA A PRODUTIVIDADE É A RELAÇÃO ENTRE AQUILO QUE É PRODUZIDO E OS MEIOS EMPREGUES (MÃO DE OBRA,MATÉRIAS,ENERGIA,ETC.)POR ISSO A PRODUTIVIDADE ASSOCIA-SE Á EFICIÊNCIA E AO TEMPO:QUANTO MENOR FOR O TEMPO LEVADO PARA OBTER O RESULTADO PRETENDIDO,MAIS PRETENDIDO SERÁ O SISTEMA.
ATRAVÉS DA PRODUTIVIDADE,É POSSÍVEL AVALIAR A CAPACIDADE DE UM SISTEMA PARA ELABORAR OS PRODUTOS EO GRAU EM QUE SÃO APROVEITADOS OS RECURSOS.A MELHOR PRODUTIVIDADE CONSTITUI A MAIOR RENTABILIDADE PARA UMA EMPRESA.
7. O QUE SÃO “PARADIGMAS”?
SÃO UM CONCEITO SOBRE ALGO OU ALGUMA COISA OU DETERMINADOS PRECONCEITOS PRÉ ESTABELECIDOS POR UMA SOCIEDADE QUE MUITAS VEZES NEM SABE PORQUE OS ESTABELECEU.
8. O QUE É “LIDERANÇA”?
É TODO AQUELE ENCARREGADO DE DIRIGIR PESSOAS,
...