O Mecanicismo
Por: Rafspad • 7/6/2018 • Resenha • 693 Palavras (3 Páginas) • 154 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR UCSAL
MECANICISMO
EMILY VITÓRIO
Abril/2018
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR
UCSAL
MECANICISMO
EMILY VITÓRIO
[pic 2]
Abril/2018
Sumário
- Introdução........................................................................................... 4
- Processo de administrar...................................................................... 4
- Henri Fayol................................................................................... 4
- Frederick Taylor........................................................................... 4
- Considerações finais........................................................................... 5
- Referências bibliográficas................................................................... 6
- Introdução
A palavra Mecanicismo é uma doutrina filosófica que entende a natureza a partir de sua submissão aos processos mecânicos; corrente ideológica que analisa a natureza como uma máquina. Logo, podemos entender como o conceito de mecanicismo se encaixa precisamente no período pós Revolução Industrial, com princípios referentes à administração e suas teorias.
- Processo de administrar
O processo de administrar requer analisar conceitos e teorias não apenas as modernas, bem como: Clássica e a Administração Científica. Tais análises permitem melhor compreender os processos de produção que conduz o modelo adotado na gestão atual e como as evoluções foram adaptadas de acordo com suas necessidades.
- Henri Fayol
O teórico Henri Fayol define que as funções administrativas devem ocorrer em todos os setores de acordo com os níveis hierárquicos, determinando as atividades correspondente à capacidade técnica que o colaborador apresenta para ocupação de determinado cargo.
Para Fayol, traçar um planejamento estratégico permite visualizar situações futuras e desenvolva um plano de ação para alcançar os objetivos pretendidos pela organização, assim como organizar, saber orientar, lidar com os conflitos internos e externos que refletem no desempenho do colaborador, sem descumprir normas e regras estabelecidas prioritariamente pela organização.
Princípios como: Divisão de trabalho, autoridade dos gestores para com os colaboradores no intuito impor ordens na expectativa de realização das atividades, requerendo disciplina, ordem e espírito de equipe, são teorias criadas por Fayol, que encontram-se aplicados até hoje nos modelos de negócios.
- Frederick Taylor
O teórico Frederick Taylor utilizou sua vivência no trabalho operário, para fundamentar sua teoria, que logo mais possibilitou medir com rigor os tempos necessários, baseados em dados científicos, a realização vital dos movimentos dos trabalhadores para agir nos processos produtivos.
Desde seu estágio inicial operacional, Taylor já mensurava tudo que houvesse relação à produção. A partir desse princípio, surge a conhecida “Teoria dos tempos e movimentos”, onde tudo era medido e repetido para que então fosse encontrada o melhor instrumento para produzir algo, otimizando tempo, recursos e mão de obra.
O conceito de Taylor consiste em dois períodos que ocorrem de acordo com as etapas de publicação dos seus livros. O primeiro período é baseado no livro Shop Management (Administração de Oficinas), publicado em 1903 que trata da racionalização do trabalho dos empregados das fábricas e o segundo período, baseado no livro “Principles do Scientific Management” (Princípios da Administração Científica) publicado em 1911, que define os princípios administrativos relacionados às situações recorrentes na empresa, tais como:
...