O MÉTODO DUPONT E TERMÔMETRO DE INSOLVÊNCIA
Por: miriam.avilla • 18/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.894 Palavras (8 Páginas) • 481 Visualizações
Introdução
Nessa atividade foram analisadas técnicas que nos permitiu avaliar a empresa Natura Cosméticos S.A. nas seguintes áreas: rentabilidade, fluxo de caixa, lucratividade e longevidade no mercado.
As empresas desenvolvem algumas atividades financeiras que precisam ser registradas. Estes registros demonstram a vida da empresa e possibilitam uma análise completa de sua situação. A administração desses dados é responsabilidade do administrador financeiro, que coleta, estrutura, analisa e gera informações essencias para o processo de tomada de deciões.
A análise das Demonstrações Financeiras é um importante instrumento que os administradores devem utilizar, avisando otimizar os resultados e criar novas situações para a empresa.
Através das diversas junções de técnicas podemos avaliar com maior precisão quais as melhores decisões para uma empresa se tornar mais rentável nos dias de hoje.
Etapa 3
MÉTODO DUPONT E TERMÔMETRO DE INSOLVÊNCIA.
O sistema Dupont tem sido por muitos anos, usado pelos administradores financeiros como uma estrutura para analisar as demonstrações financeiras e avaliar a situação financeira da empresa. Inicialmente, o sistema Dupont reúne a margem líquida, a qual mede a lucratividade sobre as vendas, com o giro do ativo total, que indica o quão eficientemente a empresa utilizou seus ativos na geração das vendas, ou seja, O conceito principal do método Dupont é demonstrar a eficiência do uso dos ativos da empresa. A vantagem considerável do sistema DuPont é que ele permite à empresa desdobrar seu retorno sobre o patrimônio líquido em três componentes: lucro sobre vendas (margem líquida), eficiência no uso dos ativos (giro do ativo total) e uso da alavancagem (multiplicador de alavancagem financeira). O retorno total para os proprietários pode ser então, analisado à luz dessas importantes dimensões.
Termômetro de Kanitz é um instrumento utilizado para prever a possibilidade de falência de empresas. A sua utilização tem sido, via de regra, relativa a empresas isoladas. Procura-se analisar se determinada empresa tem possibilidade ou não de falir, principalmente a curto prazo. Na aplicação do termômetro de Kanitz deve-se observar o seguinte:
o modelo é claramente destinado à indústria e comércio, não devendo ser aplicado indiscriminadamente a qualquer empresa;
há necessidade de que as demonstrações financeiras reflitam a realidade financeira da empresa;
o modelo não deve ser considerado de maneira isolada, mas outros indicadores também deverão ser tomados para que haja maior eficiência da análise.
Giro do ativo
É um indicador econômico muito utilizado no mundo capitalista é a taxa de retorno sobre investimento; para analisar a lucratividade da empresa que se dá pelo giro dos ativos da empresa.
Margem de lucro
É uma forma de identificar a rentabilidade de uma companhia é utilizar a análise de margem de lucro; assim identificamos quanto cada produto deixou de margem para a empresa e saber qual foi o lucro incluso no preço de venda.
Análise do Giro X Margem
A análise da rentabilidade cruza as duas fórmulas, assim identificamos o retorno do ativo; ou seja, verificamos a rentabilidade do ativo utilizando a margem e o giro
2012:
Passivo Operacional: -
Passivo Financeiro -
Patrimônio -
2013
Passivo Operacional -
Passivo Financeiro -
Patrimônio -
Fórmula: Ativo Líquido = Ativo Total – Passivo Operacional
2012: Ativo Líquido = …. - … =
2013: Ativo Líquido - … - … =
Fórmula:
Giro: Vendas Líquidas
Ativo Líquido
2012:
2013:
Fórmula:
Margem: Lucro Líquido
Vendas Líquidas
2012: …. = (x100=... %)
2013: ...= (x100= ...%)
Fórmula:
Rentabilidade do Ativo (Método Dupont = Giro x Margem)
2012: … x ...= (x100 = .%)
2013: ...x … = (x100= ..%)
MODELO STEPHEN KANITZ
Escala para medir a possibilidade de insolvência
Fórmula: Lucro Líquido x0.5
Patrimônio Líquido
2012: …... = 0.05=0.01
…...
2013: …. = ….x0.05=0.01
…..
Fórmula 2: Ativo Circulante + ANC x 1.65
Passivo Circulante + PNC
2012: …. +...=...= 1.87 x 1.65 =
… + …. …
2013: … + … = .. = 1.69 x 1.65 =
… + … ….
Fórmula 3: Ativo Circulante - Estoque x 3.55
Passivo Circulante
2012: … - .. = … = … x 3.55 = ..
...... …
...