O Plano de Negócios de uma empresa é de total importância
Por: jaquesylwa • 28/12/2017 • Trabalho acadêmico • 1.094 Palavras (5 Páginas) • 241 Visualizações
PLANO DE NEGÓCIOS
Acadêmicos:
Aline da Silva
Bruna de Campos
Professor-Tutor Externo: Olegário José Macedo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Ciências Contábeis (CTB0174) – Prática do Módulo V
NOV/2015
RESUMO
Nessa pesquisa apresentaremos sobre a importância de um Plano de negócios para as empresas. Compreenderemos também quem deve elaborá-lo e quais informações conter para ser um bom plano de negócios.
Palavras-chave: Empresa. Negócios. Plano.
1 INTRODUÇÃO
O Plano de Negócios de uma empresa é de total importância. É através do Plano de Negócios que passamos a ter uma real ideia do que é preciso para dar vida ao nosso negócio próprio, a nossa empresa, ao nosso sonho.
De acordo com HISRICH (2009), o Plano de Negócios “(...) é um documento preparado pelo empreendedor em que são escritos todos os elementos externos e internos relevantes para o início de um novo desenvolvimento”.
O objetivo desse trabalho é conhecer melhor qual a importância do Plano de negócios para a empresa. Saberemos também, quais informações deve ter um Plano de negócios e por quem o Plano de negócios deve ser elaborado.
Primeiramente abordaremos o conceito de Plano de Negócios, conheceremos melhor o que é um Plano de negócios. Em seguida os benefícios de um Plano de negócios, bem como, sua estrutura.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 O QUE É UM PLANO DE NEGÓCIOS?
É um documento que especifica, em linguagem escrita, um negócio que se quer iniciar ou que já está iniciado.
O Plano de negócios descreve um empreendimento, projeta estratégias operacionais e de inserção no mercado prevendo os resultados financeiros.
Segundo ROSA (2007),
Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.
Afirmando a citação anterior REIS e ARMOND (2008) definem plano de negócios como uma ferramenta escrita, de grande valia, que descreve os objetivos do empreendimento planejando os passos necessários para colocá-lo em prática.
Diante disso, Plano de Negócio é um documento que descreve os objetivos de um negócio e quais os passos que devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas para o empreendedor, empresa ou investidores.
2.2 BENEFÍCIOS DE UM PLANO DE NEGÓCIOS
Ao final de um Plano de Negócios, teremos uma visão clara, o “primeiro teste” mostrando se realmente valerá à pena começar um novo negócio ou se devemos rever nossa ideia ou reestruturar alguns pontos.
De acordo com REIS e ARMOND (2008),
o plano de negócios tem como principais atribuições: analisar os pontos fortes e fracos em relação a concorrência e o ambiente; definir estratégias de marketing; analisar o desempenho financeiro; avaliar alternativas de investimentos e retornos; auxiliar no levantamento de recursos, ou seja, financiadores e investidores analisam o plano antes de investir; é utilizado como ferramenta de negociação contribuindo para aprovação de empréstimos e acesso a financiamentos.
O Plano de Negócios é visto como fundamental para uma empresa pelos seguintes motivos:
- Possibilita estruturar as principais visões e alternativas para uma análise correta de viabilidade do negócio pretendido, minimizando os riscos já identificados.
- Orienta o empreendedor a iniciar sua atividade econômica ou expandir o seu negócio.
- Contribui como uma vantagem competitiva, que pode representar a sobrevivência da empresa.
- Define claramente o conceito do negócio, seus principais diferenciais e objetivos, tanto financeiros quanto estratégicos.
- Mapeia detalhadamente O QUE será feito, POR QUEM será feito e COMO será feito.
- Identifica os pontos fortes e fracos da organização e compara com os da concorrência
- define estratégias de marketing para seus produtos e serviços;
- Analisa o desempenho financeiro de seu negócio, avaliando os investimentos e o retorno sobre o capital investido, entre outros.
Um plano de Negócios de um empreendimento maduro possui objetivos similares, exceto pelo fato de estar direcionado ao CRESCIMENTO do negócio e não a criação do empreendimento como um todo.
2.2 COMO MONTAR UM PLANO DE NEGÓCIOS?
Para desenvolver um plano de negócios, primeiramente é importante entender o que essa ferramenta de gestão significa.
O plano de negócios é um documento utilizado para planejar um empreendimento ou unidade de negócios, em estágio inicial ou não, com o propósito de definir e delinear sua estratégia de atuação para o futuro. Trata-se ainda de um guia para a gestão estratégica de um negócio ou unidade empresarial.
...