O Que Molda a Estratégia
Por: Bruno Araujo • 23/6/2021 • Projeto de pesquisa • 746 Palavras (3 Páginas) • 157 Visualizações
[pic 1] | Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Departamento de Engenharia Elétrica |
Atividade Assíncrona 03 Nome: Bruno de Araujo Coutinho Matrícula: 20203019872 Disciplina: Planejamento Estratégico Data Entrega: 22/06 /2021 |
Atividade Texto: “O que é estratégia”. Responda da forma mais breve e objetiva possível, não é necessário transcrever nenhum texto, apenas responder com seus argumentos, mas com base no texto, claro!
(1) O que o autor quer dizer com: “Eficácia operacional – Condição necessária mas não suficiente”?
A eficácia operacional está relacionada com o uso ótimo dos insumos (ou dos recursos), enquanto o posicionamento estratégico visa obter uma vantagem competitiva através da diferenciação do produto ou do serviço. O autor argumenta que a eficácia operacional é necessária para que as empresas evitem perdas por mau uso dos insumos, porém ela sozinha não se sustenta no longo prazo. Isto se deve ao fato de que as técnicas gerenciais geralmente aplicadas para se obter a eficácia operacional são de fácil imitação por serem mais genéricas. Além do mais, ao se praticar benchmarking visando a eficácia, as empresas acabam se assemelhando mais com as suas concorrentes, o que é o oposto do que almeja o posicionamento estratégico. Dessa forma, para maximizar os resultados, as empresas devem focar tanto na eficácia operacional quanto no seu posicionamento estratégico.
(2) Quais os posicionamentos (para além dos que já vimos na disciplina) que o texto apresenta para as empresas.
Segundo o autor, o posicionamento pode estar baseado em três princípios distintos. O posicionamento baseado na variedade está relacionado na produção de um subconjunto dos produtos ou serviços de um setor. Empresas que adotam este posicionamento especializam-se na produção de um bem ou prestação de serviços. Esta especialização implica em produzir serviços mais rápidos e custos mais baixos, no geral. Tal posicionamento pode atender a um grande número de clientes, porém corresponderá apenas a um subconjunto de suas necessidades. O posicionamento baseado nas necessidades, por outro lado, tem seu objetivo em atender à maioria das necessidades de um determinado grupo de clientes. Empresas que praticam este posicionamento focam simultaneamente em vários produtos e serviços de um mesmo setor, de forma a proporcionar a seus clientes uma experiência completa. No posicionamento baseado no acesso, as empresas segmentam seus clientes levando em consideração as modalidades de acesso, que podem ser, por exemplo, geográficas ou baseadas no porte do cliente. Um exemplo de empresa que pratica este posicionamento é a Porsche, que foca no mercado de automóveis de luxo, do qual participam pessoas alto poder de aquisição.
(3) Quais as críticas que são apresentadas no texto ao se discutir:
(a) da incapacidade de escolher
Decorre quando os gestores ficam confusos ao precisar optar por um tipo de planejamento ou outro. Neste cenário, acabam adotando estratégias de imitar umas as outras, prejudicando o posicionamento estratégico, que tem foco da diferenciação. Ao recorrer a sabedoria convencional, acabam por exercer um efeito homogeneizador.
(b) da armadilha do crescimento
As pressões de crescimento sofridas pelas empresas induzem os gestores a adotar estratégias de modo a ampliar o posicionamento, por meios como a ampliação de suas linhas de produto. Isto pode ser prejudicial porque, geralmente, a empresa perde o seu status de especialista quando foca em vários produtos, mesmo que relacionados com seu setor de atuação. As tentativas de competir de várias maneiras ao mesmo tempo criam confusão podem até mesmo minar o foco da organização.
...