O SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Por: Michel Caldeira • 10/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.486 Palavras (10 Páginas) • 199 Visualizações
[pic 1]
Polo Anhanguera Colégio Kennedy 7327
DESAFIO PROFISSIONAL
Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública I, Processos Gerenciais e Tecnologia em Gestão da Produção Industrial
Marsen Romio Nunes / RA 3398627605
Michel de Freitas Caldeira / RA 3262385300
Raphael Martins Coelho Gomes / RA 3262385300
Rafael dos Santos Duarte / RA 1235368664
Professor tutor presencial: Yan
[pic 2]
Marsen Romio Nunes / RA 3398627605
Michel de Freitas Caldeira / RA 3262385300
Raphael Martins Coelho Gomes / RA 3262385300
Rafael dos Santos Duarte / RA 1235368664
DESAFIO PROFISSIONAL
Trabalho apresentado aos cursos de Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública I, Processos Gerenciais e Tecnologia em Gestão da Produção Industrial do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento das disciplinas de Direito Empresarial, Matemática, Processos Gerenciais, Responsabilidade social e Meio Ambiente e Tecnologias de Gestão.
Porto Alegre, 16 de novembro de 2016.
Sumário
1 INTRODUÇÃO 9
2 planejamento 10
2.1 Dados da Empresa 10
2.2 Informações Sobre o Produto 10
2.3 Politica Ambiental 10
2.4 Principais Clientes 11
3 ANÁLISE AMBIENTAL – matriz swot 12
4 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL 13
4.1 Detalhamento da Situação 13
4.2 Alvo do projeto 13
5 Viabilidade de Implantação 13
5.1 Desenvolvimento e Implementação do SGA Adequado 13
5.2 Viabilidade de Implantação 13
5.3 Diagnostico Empresarial 13
5.4 Resultados Esperados 13
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
7 REFERÊNCIAS 15
Passo 1
A Empresa Energy Baterias Automotivas administrada pelo Sr. Almir, baseia-se na Teoria Clássica da Administração proposta por Henry Fayol, com visão na centralização da gerencia administrativa manteve seu foco na padronização do trabalho, primando pelo constante planejamento à especialização de funcionários. Nesse ponto identificamos pontos autoridade e na responsabilidade.
Que caracteriza princípios básicos e elementos da função administrativa descrito porFayol, com ênfase na estrutura organizacional, da visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência organizacional. Também caracterizada pelo olhar sobre todas ênfases (operacionais e gerencias), bem como na direção de aplicação do topo para baixo (da agencia para a produção). O modo como Fayol encarava a organização da empresa á Teoria Clássica a impostação de abordagem anatômica e estrutura.
Chegamos nessa teoria baseando-se nos dados fornecido e sobre as características da empresa Energy com ênfase nas tarefas como: Divisão do trabalho- Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade. E pela centralização que se consiste nas atividades vitais da organização e sua autoridade devem ser baseadas na centralização.
Agora formados, seus dois filhos e o próprio senhor Almir trabalham em conjunto com dificuldades para modifcar a motodologia de administração empregada na empresa Energy Baterias Automotivas.
Marcos e André pretendem adotar a Teoria das Relações Humanas ou Escola das Relações Humanas, com maior ênfase nas pessoas por possuirem hoje uma visão dos funcionários, que hoje já não querem mais só os benefícios financeiros, mas também prestigio, reconhecimento e satisfação pessoal.
Essas teorias visam criar novas perspectivas para administração, buscando conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos. Ate então o trabalhador era tratado pela Teoria Classica, e de forma muito mecânica. Com os novos estudos mudou-se o foco e de “Homo econômicus” o trabalhador passou a ser visto como “Homo social”.
As três principais características desses modelos são:
- O ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo comportamento e simples e mecânico;
- O homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica;
- Todos os homens possuem necessidades de seguranças, afeto, social, prestigio e autor realização.
Que também se consiste em impulsionar a abordagem humanística através do desenvolvimento das ciências sócias, principalmente da Psicologia e da Psicologia do trabalho, a qual passou por 2 etapas:
- Analise do Trabalho e adaptação do trabalhador ao trabalho: Esta etapa, é caracterizada pelo domínio do aspecto meramente produtivo, onde era realizada a análise das características humanas que cada tarefa exigia de seu executante.
- A adaptação do trabalho ao trabalhador: Nesta etapa, a Psicologia esteve focada em aspectos individuais e sociais do trabalho, que predominam sobre os aspectos produtivos (pelo menos em teoria). Os temas predominantes foram o estudo da personalidade do trabalhador e do gerente, a moyivão e os incentivos do trabalho e a liderança.
Com a Teoria das Relações Humanas uma nova visão passa a ser focada especificamente: Motivação, Liderança, Comunicação, Organização Informal, entre outras. Os então superados conceitos clássicos da administração, hierarquia, racionalização do trabalho, passam a ser contestados, onde o presente trabalho apresenta a importância da aplicação da Teoria das Relações Humanas na Administração de uma Organização, para que se possa atingir um resultado eficaz.
...