O Sistema de Informação
Por: MarianaArmando • 22/5/2020 • Trabalho acadêmico • 373 Palavras (2 Páginas) • 92 Visualizações
Em um cenário tecnológico, onde a informação é vista como fator essencial para alcançar vantagem competitiva é comum as organizações investirem tempo e dinheiro para alavancar suas estratégias digitais na busca de se manterem atualizadas frente ao mercado exigente, conquistando a preferência dos consumidores. Diversos são as ferramentas utilizadas pelos gestores na automatização dos dados, como softwares, plataformas digitais, novos Sistemas de Informação que mantém o controle interno e externo à empresa.
No entanto, com o passar do tempo as organizações perceberam que era preciso dedicar mais nesse ramo da Tecnologia da Informação, com técnicas mais modernas e constantemente atualizadas. A partir desse momento surge então a necessidade de contratação de novos profissionais para a área de TI ou a terceirização de uma equipe especializada para a fazer o trabalho (BRASIL, 1993).
A terceirização acontece quando a empresa em questão não possui habilidades e pessoal preparado para lidar com a tecnologia tão especializada, onde a atividade principal da empresa não tem tanta ligação com o digital, mas precisa de um Sistema de Informação para auxiliar nas suas tarefas. Desse modo, cada dia é mais comum empresas optarem pela contratação de terceiros para desempenhar tais funções do que criar um novo departamento da tecnologia e investir na admissão de novos funcionários, equipamentos, treinamentos, concessão de licenças e se envolver com mais questões burocráticas (DIAS, 2017).
À exemplo, será analisado o caso da organização Rede Furada S.A., situada no Rio de Janeiro e que atende a cidade e as principais capitais brasileiras, empresa especialista no ramo de transporte e distribuição de mercadorias. O meio de transporte utilizado é rodoviário, com motos, caminhões e vans, e aéreo, com a parceira de uma companhia de aviação. Todo o Sistema de Logística e monitoramento das cargas é feito por uma empresa terceirizada que mantém todo o sistema ativo e atualizado, entregando informações a todo instante sobre o transporte até o destino final da mercadoria (CARVALHO, 2012). A adoção da estratégia de terceirização de Tecnologia da Informação feita pela Rede Furada é um dos muitos casos existentes hoje no Brasil, cada vez mais as empresas estão entendendo o quão vantajoso pode ser contar com a ajuda de terceiros especializados no assunto para manter a ordem e garantir uma produção de sucesso.
...