O que é Administração
Seminário: O que é Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: francaantunes • 7/10/2013 • Seminário • 388 Palavras (2 Páginas) • 239 Visualizações
1.0 O que é Administração
Administração e o processo de tomar decisões sobre objetivos de recursos, chegando a conclusão de diversos estudos, principalmente da pratica administrativa, segundo Faylon, o processo administrativo abrange cinco tipos principais de decisões, também chamadas processos ou funções: planejar, organizar, liderar, executar e controlar o uso dos recursos para atingir seus objetivos dentro da organização.
Com o decorrer da historia da administração , passou a ser vista com uma fundamental importância para a vida e principalmente para as organizações.
As organizações passaram a entender as necessidades das pessoas, que o processo administrativo passa a enfrentar as concorrências cada vez mais, tentando a oferta, serviços e produtos com custo baixos e qualidade.
Segundo Michaelis 2004 administração veem do latim quer dizer “administratione, ato de administração publica ou de empresa particular, o corpo de funcionários administrativos de uma repartição publica ou de empresa particular, princípios de arte de administrar”.
Segundo Maximiano 2012 “administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos” para Chiavenato 2003, “e o processo de alcançar objetivos pelo trabalho e pro e por intermédio de pessoas e outros recursos organizacionais com o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização e utilizar todos os recursos disponíveis para alcançar objetivos definidos”.
Com base, no decorrer da historia o conceito administração sofreu grandes ampliações e aprofundamento em seu significado e o administrador seja ele diretor, chefe, gerente ou ate mesmo líder, se tornou uma ferramenta indisponível no meio organizacional.
2.0 Revolução industrial
. As inovações tecnológicas oferecidas, principalmente a partir do século XVIII, proporcionaram maior velocidade ao processo de transformações da matéria-prima. Novas máquinas automatizadas, geralmente movidas pela tecnologia do motor a vapor, foram responsáveis por esse tipo de melhoria. No entanto, além de acelerar processos e reduzir custos, as máquinas também transformaram as relações de trabalho no meio fabril. Os trabalhadores passaram por um processo de especialização de sua mão de obra, assim só tinham responsabilidade e domínio sob uma única parte do processos
industrial.
A Revolução Industrial desenvolveu-se em duas fases distintas: a primeira fase de 1780 a 1860. É a revolução do carvão, como principal fonte de energia, e do ferro, como principal matéria-prima. A segunda fase de 1860 a 1914 é a revolução da eletricidade e derivados do petróleo, como as novas fontes de energia, e do aço, como a nova matéria-prima.
...