O significado da administração de uma palavra e suas variáveis
Seminário: O significado da administração de uma palavra e suas variáveis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kkkkklllll • 29/8/2014 • Seminário • 821 Palavras (4 Páginas) • 444 Visualizações
Passo 1 (Aluno)
1. O significado da palavra administração e suas variáveis no decorrer da historia;
R: A palavra “administração” tem sua origem do latim (ad, direção para, tendência e minister, comparativo de inferioridade; o sufixo ter, subordinação ou obediência, isto é, aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, aquele que presta um serviço a outro) e significa subordinação e serviço.
As variáveis da administração são 5 que são ênfase nas tarefas, estrutura, pessoas, meio ambiente e tecnologia. Tendo inicio com a "ênfase nas tarefas", na administração cientifica de Taylor. A seguir, passou para a "ênfase na estrutura" com a teoria clássica de Fayol, e com outros princípios de Henry Ford e a teoria burocrática de Max Weber, e pouco depois a teoria estruturalista. A reação humanista surgiu com a "ênfase nas pessoas", por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional. A "ênfase no ambiente" surgiu com a teoria do sistema, sendo completada pela teoria da contingência. Desenvolvendo a "ênfase na tecnologia".
2. Levantar quais foram as escolas da administração sustentadas pela teorias administrativas como soluções praticas e que surgiram no decorrer da historia, citando os principais nomes e premissas;
R: Teoria Clássica: Enfatiza a estrutura organizacional que nasceu com Henry Fayol (1841-1925), que inaugurou a abordagem anatômica e estrutural da empresa, substituindo o enfoque analítico e concreto de Taylor por uma visão sintética, global e universal.
Teoria Neoclássica: Estruturação das grandes corporações em unidades de negócios, para oferecer produtos específicos para cada tipo de mercado; planejamento estratégico; avaliação do desempenho da empresa como todo; centralização do planejamento e descentralização do planejamento e da execução; unidades centrais de apoio.
Teoria Burocrática: Relacionada com a estrutura organizacional que nasceu com Max Weber (1846-1920), o termo burocracia não tem o significado pejorativo de uso popular, mas um significado técnico que identifica certas características da organização formal voltadas exclusivamente para a racionalidade e para a eficiência. A teoria da burocracia segundo Weber tem sete dimensões: Formalização, Divisão de Trabalho, Principio de Hierarquia, Impessoalidade, Competência Técnica, Separação entre Propriedade e Administração e Profissionalização do Funcionário
Teoria Estruturalista: Desenvolvida a partir dos estudos sobre as limitações e rigidez do modelo burocrático. Esse modelo é típico de sistema fechado, altamente mecanistico e fundamentado em uma teoria de maquina, na qual a organização é concebida como um arranjo estático de peças cujo funcionamento é deterministicamente previsto.
Relações Humanas: Teve em Elton Mayo (1880-1949) e Kurt Lewin (1890-1947) seus principais precursores. Trata-se de uma abordagem democrática que surgiu como ima teoria de oposição e combate a teoria clássica com a adoção de conceitos humanísticos, como: grupo social, dinâmica de grupo, motivação, comunicação, liderança etc.
Teoria Comportamental: Ênfase no comportamento, isto é, na dinâmica e não na estrutura, foco no processo decisório, ênfase em aspectos como motivação, liderança, comunicação e equipes.
Teoria da contingência com ênfase na tecnologia: É a fase em que administrar significa lidar com
...